REPENSANDO NOVAS REPRESENTAÇÕES DA VELHICE: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA MÍDIA

Autores

  • Joana de Vilhena Novaes Universidade Veiga de Almeida (UVA)
  • Anderson Cruz barreto Universidade Veiga de Almeida (UVA)
  • Lilian Barreto Universidade Veiga de Almeida (UVA)

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2017.34311

Resumo

DOI:10.12957/polemica.2017.34311
____________

Resumo
: Partindo da premissa de que o corpo é um capital valioso e a juventude um valor na contemporaneidade, o presente artigo buscou analisar as representações sociais da velhice na sociedade de consumo e do espetáculo. Dentro deste contexto, surgiu um projeto audiovisual denominado Bonde Alegria, cuja proposta era conferir visibilidade aos idosos, dando aos mesmos, representação não estereotipada, através da autonomia e do protagonismo que lhes foram atribuídos. Através da interface entre o campo da comunicação social e da psicanálise, foi possível ancorar as discussões teóricas acerca dos aspectos geradores da exclusão social dos velhos, nos dias atuais.

Palavras-chave: Envelhecimento. Representação Social. Corpo. Mídia. Psicanálise.

 ____________

Abstract: Starting with the premise that the body is very important and youth is a contemporary value, this study analyzed the social representations of the old age in a consumer society. In this context, an audiovisual project was created and named Bonde Alegria. Its proposal was to give visibility to the elderly and not to stereotype them. Through an interdisciplinary point of view combining the fields of Social Communication and Psychoanalysis, it was possible to establish theoretical discussions about the generating aspects to the social exclusion of the elderly nowadays. 

Keywords: Aging. Social Representation. Media. Psychoanalysis.

Biografia do Autor

Joana de Vilhena Novaes, Universidade Veiga de Almeida (UVA)

Professora do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida (UVA). Professora do Departamento de Psicologia da UVA. Pós-doutora em Psicologia Médica e Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenadora do Núcleo de Doenças da Beleza do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social – LIPIS da PUC-Rio. Pesquisadora correspondente do Centre de Recherches Psychanalyse et Médecine - Université Denis-Diderot Paris. Bolsista da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior – FUNADESP. E.mail: joanavnovaes@gmail.com.

Anderson Cruz barreto, Universidade Veiga de Almeida (UVA)

Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Veiga de Almeida (UVA). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicanálise, Saúde e Sociedade da UVA. Especialista em Educação e Tecnologia pela UVA. Jornalista da TV UVA. Coordenador da Oficina de TV para a Terceira Idade UnATI/ UERJ (2015). E-mail: anderson@uva.br.

Lilian Barreto, Universidade Veiga de Almeida (UVA)

Médica Emergencista do Hospital Geral da UNIMED em Campos dos Goytacazes Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida (UVA). Especialista em Medicina do Trabalho pela Faculdade Redentor de Itaperuna. Coordenadora do Projeto de Nefroproteção no Hospital Geral de Guarús de Campos dos Goytacazes. E-mail: lilianbarreto_1@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

2018-05-26

Como Citar

Vilhena Novaes, J. de, Cruz barreto, A., & Barreto, L. (2018). REPENSANDO NOVAS REPRESENTAÇÕES DA VELHICE: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA MÍDIA. POLÊM!CA, 17(4), 030–041. https://doi.org/10.12957/polemica.2017.34311

Edição

Seção

LIPIS - Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social