ELES SÃO INSTÁVEIS, AGRESSIVOS E DESNATURADOS OU TÊM AUTORIDADE, BOM SENSO E FIRMEZA? PRESENÇA DE HOMENS NO MAGISTÉRIO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Autores

  • Josiane Peres Gonçalves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (UFMS/CPAN)
  • Érica Fernanda Moreira Dias Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Naviraí (UFMS/CPNV)
  • Valdelice Cruz Da Silva Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Naviraí (UFMS/CPNV)

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2017.34303

Resumo

DOI:10.12957/polemica.2017.34303
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Resumo: O propósito do presente estudo é investigar as representações sociais de familiares de crianças que estudam com professores homens em escolas públicas de anos iniciais do ensino fundamental no Estado de Mato Grosso do Sul. A pesquisa bibliográfica baseia-se em estudos relativos a questões de gênero e processo de desmasculinização e feminização do magistério. A pesquisa de campo, de natureza qualitativa, foi realizada por meio da gravação de entrevistas semiestruturadas, com oito familiares de crianças que estudavam com professores homens em quatro diferentes municípios do referido Estado. Os resultados indicam que as representações sociais dos participantes da pesquisa são diversas: para uns, os docentes do gênero masculino são vistos como instáveis, agressivos, desnaturados, voláteis, rígidos e enérgicos; para outros familiares, os professores homens representam a figura paterna, são amigos, organizados e providos de autoridade, bom senso e firmeza; alguns familiares ainda acreditam que o mais importante é a competência e formação profissional, não importando se os docentes são do gênero feminino ou masculino.

Palavras-chave: Professores homens. Gênero. Representações sociais.

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Abstract: The purpose of this study is to investigate the social representations of family members of children who study with male teachers in public schools in the early years of elementary school in the state of Mato Grosso do Sul. The literature review is based on studies of issues gender and process demasculinization and feminisation of the teaching profession. The field research, qualitative, was performed by recording semi-structured interviews with eight parents of children who studied with male teachers in four different districts of that State. The results indicate that the social representations of the survey participants are diverse: in some cases the male teachers are seen as unstable, aggressive, denatured, volatile, hard and energetic; for other family men teachers represent the father figure, are friends, organized and provided authority, good sense and firmness; some families still believe that the most important is the professional competence and training, whether teachers are female or male.

Keywords: Teachers men. Gender. Social representations.

 

Biografia do Autor

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (UFMS/CPAN)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (UFMS/CPAN) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (UFMS/FAED). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE). E-mail: josianeperes7@hotmail.com.

Érica Fernanda Moreira Dias, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Naviraí (UFMS/CPNV)

Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Naviraí (UFMS/CPNV). Estudante do curso de Pedagogia pela UFMS. Bolsista de Iniciação científica UFMS. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE). E-mail: erica-fmd@hotmail.com.

Valdelice Cruz Da Silva Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Naviraí (UFMS/CPNV)

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Naviraí (UFMS/CPNV). Bolsista de Iniciação Científica CNPq. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE). E-mail: valczsouza@gmail.com.

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Publicado

2018-05-26

Como Citar

Peres Gonçalves, J., Moreira Dias, Érica F., & Da Silva Souza, V. C. (2018). ELES SÃO INSTÁVEIS, AGRESSIVOS E DESNATURADOS OU TÊM AUTORIDADE, BOM SENSO E FIRMEZA? PRESENÇA DE HOMENS NO MAGISTÉRIO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. POLÊM!CA, 17(4), 044–065. https://doi.org/10.12957/polemica.2017.34303

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS