PEDAGOGIAS SOBRE SEXO E SEXUALIDADES NO CAM4

Autores

  • Edvaldo Souza Couto Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Osvaldo Barreto Oliveira Junior Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Quésia Silva do Carmo Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2017.34266

Resumo

DOI:10.12957/polemica.2017.34266
_______

Resumo:
A sociedade contemporânea experimenta vertiginosa transformação das regras de constituição do eu, num contexto em que a simbiose homem-máquina instaura novos modos de ser, de viver e de se relacionar com o outro, destacando-se o embaralhamento de fronteiras entre o pessoal e o compartilhado, o privado e o público. Na internet, a exibição das sexualidades e as performances sexuais põem em cena maneiras de experimentação do sexo que, possivelmente, influenciam as inter-relações humanas, suscitando questionamentos sobre a tendência exibicionista que se observa nas interações online. Nesse contexto, por meio de uma abordagem bibliográfica analítica, este trabalho objetiva problematizar certos modos de construção de subjetividades em rede a partir das dinâmicas sexuais espetacularizadas no CAM4. O artigo conclui que sites como esse concretizam e promovem pedagogias acerca dos sexos e das sexualidades, já que evidenciam diversas formas de compartilhar experiências íntimas.

Palavras-chave: Educação. Redes sociais. Redes de relacionamento online. Sexualidade. CAM4.

___________ 

Abstract: This contemporary society has been living vertiginous transformation of the rules of the constitution of the self in a context in which the symbiosis man-machine establishes new ways of being, of living and of relating to each other. On focus here the shuffle of borders between what is personal and what is shared, what is private and what is public. On the internet we live the exhibition of sexualities and sexual performances that set the scene ways of experimentations of sex that possibly influence human interrelations, raising questions about the exhibitionist tendency observed in online interactions. In order to develop such an argument, we discuss on this article the garniture of those sexualities present on relationship sites online, taking as analysis parameter the site CAM4. This article concludes that sites like these concretize and promote pedagogies about sexes and sexualities, since they show several forms of sharing intimate experiences.

Keywords: Education. Social networks. Relationship webs online. Sexuality. CAM4.

Biografia do Autor

Edvaldo Souza Couto, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professor Titular na Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Departamento de Educação II; professor permanente no programa de pós-graduação em Educação e um dos coordenadores do GEC, Grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias. Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e graduado em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. E-mail: edvaldosouzacouto@gmail.com.

Osvaldo Barreto Oliveira Junior, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professor do Instituto Federal Baiano, campus Serrinha. Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Letras: Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Especialista em Educação Inclusiva (FTC), licenciado em Letras: Português/Espanhol e bacharel em Comunicação Social: Rádio e Televisão pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). E-mail: osvaldobojr@gmail.com.

Quésia Silva do Carmo, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Mestra em Educação e licenciada em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). E-mail: quesiadocarmo@gmail.com.

Downloads

Publicado

2018-05-26

Como Citar

Souza Couto, E., Oliveira Junior, O. B., & Silva do Carmo, Q. (2018). PEDAGOGIAS SOBRE SEXO E SEXUALIDADES NO CAM4. POLÊM!CA, 17(4), 001–015. https://doi.org/10.12957/polemica.2017.34266

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS