PEDAGOGIAS SOBRE SEXO E SEXUALIDADES NO CAM4
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2017.34266Resumo
DOI:10.12957/polemica.2017.34266
_______
Resumo: A sociedade contemporânea experimenta vertiginosa transformação das regras de constituição do eu, num contexto em que a simbiose homem-máquina instaura novos modos de ser, de viver e de se relacionar com o outro, destacando-se o embaralhamento de fronteiras entre o pessoal e o compartilhado, o privado e o público. Na internet, a exibição das sexualidades e as performances sexuais põem em cena maneiras de experimentação do sexo que, possivelmente, influenciam as inter-relações humanas, suscitando questionamentos sobre a tendência exibicionista que se observa nas interações online. Nesse contexto, por meio de uma abordagem bibliográfica analítica, este trabalho objetiva problematizar certos modos de construção de subjetividades em rede a partir das dinâmicas sexuais espetacularizadas no CAM4. O artigo conclui que sites como esse concretizam e promovem pedagogias acerca dos sexos e das sexualidades, já que evidenciam diversas formas de compartilhar experiências íntimas.
Palavras-chave: Educação. Redes sociais. Redes de relacionamento online. Sexualidade. CAM4.
___________
Abstract: This contemporary society has been living vertiginous transformation of the rules of the constitution of the self in a context in which the symbiosis man-machine establishes new ways of being, of living and of relating to each other. On focus here the shuffle of borders between what is personal and what is shared, what is private and what is public. On the internet we live the exhibition of sexualities and sexual performances that set the scene ways of experimentations of sex that possibly influence human interrelations, raising questions about the exhibitionist tendency observed in online interactions. In order to develop such an argument, we discuss on this article the garniture of those sexualities present on relationship sites online, taking as analysis parameter the site CAM4. This article concludes that sites like these concretize and promote pedagogies about sexes and sexualities, since they show several forms of sharing intimate experiences.
Keywords: Education. Social networks. Relationship webs online. Sexuality. CAM4.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Cabem ao autor/autora os direitos autorais dos artigos publicados na Polêm!ca, resguardando-se à revista o direito de primeira publicação. Cientes, revista e autores/as, que todos os artigos são de uso gratuito, para fins educacionais e não-comerciais, permitindo que outros remixem, adaptem e construam sobre o trabalho, desde que citada a fonte, quando da sua utilização integral ou parcial, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Respeitando a licença autoral adotada pela Polêm!ca, estimulamos nossos leitores a promover, refletir e escrever, a partir das nossas publicações, incluindo nas citações o link para o artigo disponível no site da Revista Polêm!ca, sempre que um artigo for citado ou replicado, e observando a grafia correta do nome da revista Polêm!ca.
Todo o conteúdo de terceiros (imagens, trechos, citações, etc.) deverá possuir referências a sua fonte original adicionadas como notas de rodapé ou referências bibliográficas com sua devida identificação.
Artigos submetidos que contiverem citações, tabelas ou imagens extraídas de outras publicações não serão aceitos, caso possuam mais conteúdo de terceiros do que conteúdo original.
Revista Polêm!ca está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.