UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2017.31045Resumo
DOI:10.12957/polemica.2017.31045
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O Planejamento Estratégico (PE) já é utilizado por instituições públicas como um processo de elaboração de estratégia há algum tempo. Nas Instituições de Ensino Superior (IES), o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) tem sido adotado como instrumento de PE, porém, ainda enfrenta barreiras para sua institucionalização como instrumento de gestão, representando, em alguns casos, o cumprimento de uma formalidade institucional. Nesse contexto, o presente artigo concentra-se em apresentar uma proposta de análise do PE no âmbito das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), a partir de elementos críticos para sua integração com as ações realizadas. Para a compreensão do fenômeno no âmbito das IFES, recorreu-se à pesquisa bibliográfica como ferramenta útil para explorar o conhecimento científico existente acerca do tema. Contando com o auxílio da análise de conteúdo, foi possível apontar a existência de alguns elementos em comum, reconhecidos em diversos estudos de caso como relevantes no processo de elaboração e implementação do PE em IFES.
Palavras-chave: Planejamento Estratégico. Plano de Desenvolvimento Institucional. Instrumento de Gestão. Elementos Críticos.
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Abstract: Strategic Planning has already been used by public institutions as a strategy development process for some time. In Higher Education Institutions, the Institutional Development Plan has been adopted as a tool for strategic planning, but still faces barriers to its institutionalization as a management tool, representing, in some cases, compliance with a formality Institution. In this context, the present article focuses on presenting a proposal for the analysis of strategic planning within the Federal Higher Education Institutions based on critical elements for its integration with the actions carried out. For the understanding of the phenomenon in the scope of the Federal Higher Education Institutions, bibliographical research was used as a useful tool to explore existing scientific knowledge about the subject. With the help of content analysis, it was possible to point out the existence of some elements in common, recognized in several case studies as relevant in the process of elaboration and implementation of strategic planning in Federal Higher Education Institutions.
Keywords: Strategic Planning. Institutional Development Plan. Management Instrument. Critical Elements.
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