CONSEQUÊNCIAS ÉTICO-POLÍTICAS DE UMA PROMESSA DE INSERÇÃO SOCIAL NÃO REALIZÁVEL: OS JOVENS INDIGNADOS

Autores

  • TATIANE ALVES BAPTISTA

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2012.3098

Resumo

Este artigo visa analisar o panorama geral da situação da juventude, especialmente em contextos de pobreza e agravamento da questão social, isso significa considerar a dimensão funcional da chamada “síndrome consumista”, uma vez que esse segmento fomenta e impulsiona o desempenho da economia capitalista no quadro engendrado no pós-neoliberalismo, colabora com essa economia e dela participa. Nesse sentido, não seria demais falar num engendramento que leva a uma economia política do consumo, regulando, organizando e determinando a vida social de acordo com seus padrões políticos, ideológicos e econômicos. Entretanto, o artigo vai salientar os efeitos colaterais desse processo, afirmados no quadro de uma promessa de inserção social não realizável. Violentos exemplos desses efeitos têm sido vistos no Egito, na Líbia, na Inglaterra, na Grécia e na Espanha, assim como ocorreu em 2005, quando os Estados Unidos e a França enfrentaram revoltas juvenis de inegável impacto ético-político.

Palavras chave: Juventude, políticas públicas e consumo.

Biografia do Autor

TATIANE ALVES BAPTISTA

Professora Adjunta da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Rio de Janeiro, doutora em Serviço Social (2005), publicou capítulos de livros e trabalhos científicos abordando principalmente os temas das políticas públicas para a juventude, questão social e direitos sociais de jovens em contextos de pobreza e a questão do consumo e dos impactos da ideologia do consumo sobre os jovens sob o ponto de vista da questão social. Coordena o Núcleo Intersetorial de Atenção à saúde e a Educação – NIASE/UERJ, é pesquisadora do Programa de Estudos do Trabalho e Política do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da UERJ e atualmente é coordenadora da Coordenadoria de Estudos Estratégicos e Desenvolvimento da UERJ. 

Publicado

2012-05-03

Como Citar

BAPTISTA, T. A. (2012). CONSEQUÊNCIAS ÉTICO-POLÍTICAS DE UMA PROMESSA DE INSERÇÃO SOCIAL NÃO REALIZÁVEL: OS JOVENS INDIGNADOS. POLÊM!CA, 11(2), 261 a 267. https://doi.org/10.12957/polemica.2012.3098

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS