OS SERTÕES: DISCURSO, VERDADE E PODER

Autores

  • ALICE BARONI
  • LEONEL AGUIAR

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2012.3089

Resumo

O artigo se propõe a interpretar a construção do discurso do verdadeiro no acontecimento a Guerra de Canudos, a partir da obra Os sertões, de Euclides da Cunha. Para enriquecer a pesquisa, as reportagens escritas por Cunha, enquanto correspondente pelo jornal O Estado de São Paulo, também serão analisadas. Utilizamos ao longo do texto a expressão “efeitos de verdade”, que é uma expressão do filósofo francês Michel Foucault que diz respeito aos discursos não serem em si nem falsos nem verdadeiros. Em Os sertões, os efeitos de verdade surgem através das relações estratégicas e de poder entre a igreja católica, os senhores das terras, os políticos e um Brasil do litoral desconhecedor do Brasil dos sertões, no acontecimento a Guerra de Canudos.

Palavras-chave: discurso, poder, verdade.

Biografia do Autor

ALICE BARONI

Doutoranda do Departamento de Creative Industries, da Queensland University of Technology, Brisbane/Austrália. Mestre em Comunicação Social (PUC-Rio). Integrante do CCI - the ARC Centre of Excellence for Creative Industries and Innovation.

LEONEL AGUIAR

Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social e coordenador do Curso de Comunicação Social da PUC-Rio. Doutor e Mestre em Comunicação e Cultura (UFRJ).

Publicado

2012-05-03

Como Citar

BARONI, A., & AGUIAR, L. (2012). OS SERTÕES: DISCURSO, VERDADE E PODER. POLÊM!CA, 11(2), 160 a 175. https://doi.org/10.12957/polemica.2012.3089

Edição

Seção

HÍBRIDOS