MAPEANDO O CENÁRIO DAS DOENÇAS CORONARIANAS: REFLEXÕES ACERCA DAS IMPLICAÇÕES METEOROLÓGICAS

Autores

  • VALDIR CESARINO DE SOUZA
  • ENIO PEREIRA DE SOUZA
  • SANDRA SEREIDE FERREIRA DA SILVA

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2012.2996

Resumo

A doença coronariana (ICO) é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. Além de estar associada com elevada morbidade, implica em elevados custos para o sistema de saúde, uma vez que o procedimento médico associado (internação, tratamento, medicação, etc.) tem custos muito elevados. Com base nesta premissa, a análise proferida neste estudo é baseada em conhecimento de teóricos e dos Órgãos oficiais sobre as relações entre as mudanças climáticas e a saúde das populações. Para tanto, a relação entre os efeitos das mudanças climáticas e doenças cardiovasculares serve como parâmetro para o planejamento de ações em prol da melhoria da qualidade de vida da população, podendo constituir-se ainda, numa possibilidade de advertência pelos serviços de meteorologia, indicando a situação meteorológica determinante para o desenvolvimento de doenças e, por conseguinte, o convite à tomada de iniciativas e precauções junto ao poder público para que tal situação seja revertida.

Palavras-chave: Bioclimatologia Humana, Condições Atmosféricas, Enfermidade, Morbidade

Biografia do Autor

VALDIR CESARINO DE SOUZA

 Médico, Professor do curso de Medicina da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, é Doutorando em Recursos Naturais.

ENIO PEREIRA DE SOUZA

 Meteorologista, Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia e em Recursos Naturais da Universidade Federal de Campina Grande.

SANDRA SEREIDE FERREIRA DA SILVA

 Doutoranda em Recursos Naturais – UFCG.

Publicado

2012-04-10

Como Citar

DE SOUZA, V. C., DE SOUZA, E. P., & DA SILVA, S. S. F. (2012). MAPEANDO O CENÁRIO DAS DOENÇAS CORONARIANAS: REFLEXÕES ACERCA DAS IMPLICAÇÕES METEOROLÓGICAS. POLÊM!CA, 11(1), 113 a 120. https://doi.org/10.12957/polemica.2012.2996

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS