PEDAGOGIA DO ENVOLVIMENTO: EM BUSCA DO OUTRO

Autores

  • FLÁVIA PFEIL
  • LUCAS RORATTO
  • SIMONE FERREIRA

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2012.2990

Resumo

O presente artigo vem problematizar as relações educacionais atuais, utilizando como intercessor para a discussão a Educação Popular - que propicia a emergência da presença dos sujeitos que habitam o movimento educacional. Acreditamos que a Educação Popular ao introduzir a individualidade e uma relação dialógica na sua concepção, possa beneficiar agenciamentos coletivos de enunciação, onde não se trata de uma individualidade reduzida somente ao indivíduo, interiorizado, auto-centrado, mas a um indivíduo que é, vive num mundo onde nada se reduz ao “uno”, onde a multiplicidade se compõe com forças desarmônicas e não fixadas. Privilegiando o movimento na educação como criador de potência para a discussão de novos possíveis dentro das políticas públicas nacionais.

Palavras-chave: Educação Popular, movimentos sociais, resistência

Biografia do Autor

FLÁVIA PFEIL

Bacharel em Psicologia pela UNIFRA – Santa Maria/RS. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Subjetividade da UFF

LUCAS RORATTO

Bacharel em Psicologia pela UNIFRA – Santa Maria/RS. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Subjetividade da UFF

SIMONE FERREIRA

Bacharel em Geografia pela FFP/UERJ.

Publicado

2012-04-10

Como Citar

PFEIL, F., RORATTO, L., & FERREIRA, S. (2012). PEDAGOGIA DO ENVOLVIMENTO: EM BUSCA DO OUTRO. POLÊM!CA, 11(1), 59 a 65. https://doi.org/10.12957/polemica.2012.2990

Edição

Seção

LIPIS - Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social