A POÉTICA DO RÁDIO PARA JACQUES COPEAU E PIERRE SCHAEFFER: A VOZ ÍNTIMA

Autores

  • ALEXANDRE SPERANDÉO FENERICH

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2012.2987

Resumo

Pierre Schaeffer e  Jacques Copeau  constroem a noção de escuta da intimidade própria da emissão vocal no rádio,  em especial na situação da leitura poética ou dramática. Definem assim uma outra forma de escuta, articulada a maneiras bem definidas de uso da voz – diferenciando-a da voz do ator no teatro – e na relação determinante com as características técnico-ambientais do microfone, da transmissão radiofônica e da gravação sonora. Esta pesquisa da poética da voz radiofônica é contemporânea da criação da música concreta por Pierre Schaeffer.

 

Palavras-chave: criação de um outro modo de escuta;  escuta da intimidade; a poesia na voz radiofônica; microfone; transmissão radiofônica; gravação sonora

Biografia do Autor

ALEXANDRE SPERANDÉO FENERICH

Flautista, compositor, pesquisador e sound designer. Tem um trabalho musical voltado para a investigação da escuta e suas relações com o olhar e o corpo. Compositor de música eletroacústica, trabalha neste campo musical desde sua graduação em música, na Unicamp. Teve uma passagem pelo Rio de Janeiro, onde fez um mestrado em música eletroacústica com Rodolfo Caesar e mantém vínculos de criação com Tato Taborda, Mauro Costa, Virginia Flores e Denise Milfont. Em São Paulo, está concluindo um doutorado em musicologia, e pesquisa a obra fundadora da música concreta, a Symphonie pour un Homme Seul. Além disso, ali criou com Giuliano Obici o duo de experimentações audiovisuais N-1, no qual alia as experiências para ver-ouvir, em performances ao vivo

Publicado

2012-04-10

Como Citar

FENERICH, A. S. (2012). A POÉTICA DO RÁDIO PARA JACQUES COPEAU E PIERRE SCHAEFFER: A VOZ ÍNTIMA. POLÊM!CA, 11(1), 15 a 34. https://doi.org/10.12957/polemica.2012.2987

Edição

Seção

HÍBRIDOS