REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • JOSÉ DEOMAR DE SOUZA BARROS
  • MARIA DE FÁTIMA PEREIRA DA SILVA

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2011.2983

Resumo

 A educação ambiental compõe-se de conhecimentos teóricos e práticos com o objetivo de proporcionar à compreensão e o despertar da reflexão sobre as práticas dos indivíduos voltadas para a conservação e preservação do meio ambiente em benefício da coletividade. Neste sentido, torna-se necessário revermos as premissas do crescimento econômico, caso contrário estará comprometendo índices satisfatórios de desenvolvimento humano e de conservação ambiental. Tem-se intensificado nos últimos anos uma preocupação crescente da sociedade com os problemas ambientais, diante desse fato tem tomado corpo a tendência de educação ambiental. Essa problemática é um tema desafiador na transposição didática dos conteúdos, nas ultimas décadas vários documentos oficiais no Brasil ressaltando a relevância do emprego de temas ambientais como facilitadores da aprendizagem e dessa tomada de consciência pelos atores sociais.
Palavras-chave: educação ambiental, crescimento econômico, conservação ambiental.

Biografia do Autor

JOSÉ DEOMAR DE SOUZA BARROS

Licenciado em Ciências com Habilitação em Biologia e em Química; Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Especialista em Agroecologia; Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Especialista em Ensino de Química; Universidade Regional do Cariri – URCA. Mestre e Doutorando em Recursos Naturais; Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

MARIA DE FÁTIMA PEREIRA DA SILVA

Licenciada em Letras com habilitação em língua inglesa e vernácula; Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Pós-graduanda em Gestão Publica Municipal. Universidade Federal da Paraíba– UFPB.

Downloads

Publicado

2012-04-10

Como Citar

BARROS, J. D. D. S., & DA SILVA, M. D. F. P. (2012). REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. POLÊM!CA, 10(4), 682 a 689. https://doi.org/10.12957/polemica.2011.2983

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS