POR UMA PSICOTERAPIA PSICANALÍTICA DE GRUPO

Autores

  • CARLOS MENDES ROSA

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2011.2974

Resumo

O presente artigo é uma exploração teórica sobre a psicoterapia psicanalítica de grupo. O texto se propõe a recuperar as origens do trabalho com grupos, suas modificações e os diferentes contextos históricos nos quais esta prática se desenvolveu; estabelecendo algumas diferenças de manejo no âmbito das práticas em psicanálise de grupo. Convida ao debate acerca da possibilidade de trabalhar com grupos utilizando a técnica psicanalítica para tratar das muitas questões que surgem na clínica atual. Neste ponto defende a aplicação desta modalidade de terapia nas instituições públicas, o novo campo de expansão do saber psicanalítico. A proposta, longe de uma comparação com a psicanálise individual, é apresentar mais uma ferramenta que se presta a escuta do sujeito e a busca de resolução dos conflitos tanto no ambiente individual quanto daqueles que surgem nas articulações com o social.

Palavras Chave: Psicoterapia de Grupo, psicanálise, subjetividade

Biografia do Autor

CARLOS MENDES ROSA

Psicólogo. Com Especialização em Psicopatologia Clínica pela UNIP - Universidade Paulista. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Pesquisador Associado do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social – LIPIS da PUC - Rio. Bolsista do CNPQ.

Downloads

Publicado

2012-04-10

Como Citar

ROSA, C. M. (2012). POR UMA PSICOTERAPIA PSICANALÍTICA DE GRUPO. POLÊM!CA, 10(4), 575 a 586. https://doi.org/10.12957/polemica.2011.2974

Edição

Seção

LIPIS - Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social