MICROPOLÍTICA DO CORPO E O DEVIR-DANÇARINA

Autores

  • PATRÍCIA CAETANO
  • CATARINA RESENDE
  • RUTH TORRALBA

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2011.2972

Resumo

Esse texto pretende ser uma contribuição para pensar uma micropolítica do corpo, tomando-o em seu aspecto sensível, aberto a múltiplas experimentações. Para debater esse aspecto do corpo, o sensível, nos associamos a Deleuze e Guattari a fim de discutir o momento atual do capitalismo a partir de duas de suas características: sua tendência de transformar tudo em mercadoria e sua captura dos fluxos do corpo. A partir da ação dessas duas forças surge uma intensa produção de novas percepções e novos desejos impostos ao corpo. Aqui nos ocupamos em perguntar: pode o corpo escapar dessa produção? Em ressonância com Foucault atingimos o corpo na sua materialidade. Em sua carne, o corpo é espaço de abertura a outros possíveis, a outros espaços, ele é utópico. O corpo é o ponto zero, ele é espaço de entrecruzamentos, é um pequeno núcleo utópico de onde derivam os devires. O corpo não tem lugar, mas é dele que deságuam todos os espaços possíveis. O corpo é o invólucro, mas invólucro do infinito. O corpo entendido como espaço do infinito é um vazio-fonte que contém em si toda a virtualidade. Abordamos a dança como prática estético-política da condição minoritária do corpo, onde é possível evidenciar e engendrar no corpo um devir-dançarina.
Palavras-chave: micropolítica; corpo; devir; dança.

Biografia do Autor

PATRÍCIA CAETANO

 Psicóloga formada pela UFF, dançarina pela Escola Angel Vianna (EAV), terapeuta pelo movimento pelo curso Recuperação Motora e Terapia através da Dança da EAV, doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC-UFBA).

CATARINA RESENDE

Psicóloga formada pela UFRJ, terapeuta pelo movimento pelo curso Recuperação Motora e Terapia através da Dança da EAV, mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ, doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsicologia-UFF).

RUTH TORRALBA

Psicóloga formada pela UFF, terapeuta pelo movimento pelo curso Recuperação Motora e Terapia através da Dança da EAV, mestre em Psicologia pelo PPGPsicologia-UFF, doutoranda pelo PPGPsicologia-UFF.

Downloads

Publicado

2012-04-10

Como Citar

CAETANO, P., RESENDE, C., & TORRALBA, R. (2012). MICROPOLÍTICA DO CORPO E O DEVIR-DANÇARINA. POLÊM!CA, 10(4), 551 a 562. https://doi.org/10.12957/polemica.2011.2972

Edição

Seção

HÍBRIDOS