ESTRANHAMENTO E SENSORIALIDADE NA EXPERIÊNCIA DA PSICANÁLISE
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2017.29609Resumo
DOI: 10.12957/polemica.2017.29609
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O artigo aborda o tema da experiência estética em sua relação com a clínica psicanalítica. Será analisado o papel do estranhamento, a partir das considerações de Sigmund Freud, para apresentar alcances teóricos novos à experiência estética. As noções de estética, em Freud, estão em diálogo com o trabalho de Loureiro, ao centrar a discussão até o momento cujo pensamento do estranhamento aparece como ponto fundamental da Síndrome de Stendhal. A partir deste ponto, há um desdobramento a ser incorporado pela clínica contemporânea, através de conceito de saída de si, por Gagnebin, e o conceito de saisissement, por M’Uzan. O artigo chega, então, até as discussões do dramaturgo Antonin Artaud com sua experiência do teatro da crueldade, ao reinterpretar a noção da obra de arte anterior ao domínio da palavra.
Palavras-chave: Estranho. Saisissement. Estética. Experiência.
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Abstract: The article addresses the theme of aesthetic experience in its relationship with psychoanalytic clinic. It will be analyzed the role of estrangement from the considerations of Sigmund Freud to present new theoretical approaches to the aesthetic experience. The aesthetics notions, in Freud, are in dialogue with the work of Loureiro, by focusing the discussion until the moment whose thought of estrangement appears as the fundamental point of the Stendhal Syndrome. From this point, there is an unfolding to be incorporated by the contemporary clinic through Gagnebin's concept of self-exiting, and the concept of saisissement, by M'Uzan. The article reaches then the discussions of the playwright Antonin Artaud with his experience of the theater of cruelty, while reinterpreting the notion of the work of art prior to the domain of the word.
Keywords: Strange. Saisissement. Aesthetics. Experience.
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