A INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA DOS EDUCADORES SOCIAIS DO PROGRAMA DE CRIANÇA PETROBRAS

Autores

  • Francisco das Chagas Silva Souza
  • Kardenia Almeida Moreira
  • Milene Rejane Pereira

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2017.29608

Resumo

DOI: 10.12957/polemica.2017.29608
_________

O Programa de Criança Petrobras (PCP) é um projeto social destinado a crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social. Seu trabalho educativo é desempenhado por educadores sociais pertencentes a várias áreas do conhecimento, compondo uma prática que visa a interdisciplinaridade. O objetivo deste artigo é discutir como ocorrem as práticas desses educadores com esse fim. Quanto à metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a análise documental do plano de trabalho do PCP, como também relatórios escritos pelos educadores. Os documentos revelam que o planejamento de ações socioeducativas, fundamentadas numa proposta interdisciplinar, a partir de questões que envolvem o cotidiano de seus participantes, permite que estes aprendam e integrem conteúdos de forma não fragmentada. Desse modo, a educação não-formal tem se mostrado uma prática legítima e necessária diante dos desafios que envolvem a sociedade, complementando o trabalho da escola na formação de cidadãos.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Educação Não-Formal. Educação Social.
______________________

Abstract: The Petrobras Children Programme (PCP) is a social Project directed to children and teenagers that live in a vulnerable social situation. Its educational work is developed by social educators from various knowledge fields resulting in a practice that aims at interdisciplinary actions. The objective of this article is discussing how these practices occur. The methodology used bibliographical research and documental analysis from the work plan of the PCP, as well as the educators’ written reports. The documents revealed that the planning of social educational actions, based on an interdisciplinary approach, from questions involving the participants’ daily life, allow them to learn and integrate contents in a non-fragmented approach. Thus, non-formal education has been a legitimate and necessary practice before the challenges involving society, completing on the school work on the citizens’ formation.

Keywords: Interdisciplinarity. Non-Formal Education. Social Education.

Biografia do Autor

Francisco das Chagas Silva Souza

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (PPGEP/IFRN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (IFRN/UERN/EFERSA).

 

Kardenia Almeida Moreira

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (PPGEP/IFRN).

Milene Rejane Pereira

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Especialista em Educação e Contemporaneidade pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Publicado

2017-07-16

Como Citar

Silva Souza, F. das C., Almeida Moreira, K., & Rejane Pereira, M. (2017). A INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA DOS EDUCADORES SOCIAIS DO PROGRAMA DE CRIANÇA PETROBRAS. POLÊM!CA, 17(2), 054–067. https://doi.org/10.12957/polemica.2017.29608

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS