PROUNI COMO POLÍTICA PSEUDODEMOCRATIZANTE DE ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: SITUANDO O CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2011.2914Resumo
O artigo examina o Programa Universidade para Todos - PROUNI, proposto como política oficial de democratização do acesso à educação superior pelo governo Lula e como sua implementação vem se dando no país, particularmente no estado do Ceará. Tomamos o Programa como parte da contra-reforma da educação superior em curso que vem se dando de forma fragmentada, gerando céleres transformações nas universidades. Num esforço de considerar na análise a totalidade social em que se insere o objeto de estudo, procuramos contextualizá-lo à luz da reforma do Estado brasileiro, operada com mais vigor a partir de 1995, como uma das estratégias de superação da aguda crise que o capital enfrenta desde a década de 1970. O Programa é um estratagema utilizado para beneficiar a iniciativa privada mediante a renúncia fiscal, ao mesmo tempo em que obstaculiza a expansão da universidade pública, cuja identidade vem sendo sacudida pela quebra do tripé ensino-pesquisa-extensão.
Palavras-chave: PROUNI, ensino superior, contra-reforma, reforma do Estado.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Cabem ao autor/autora os direitos autorais dos artigos publicados na Polêm!ca, resguardando-se à revista o direito de primeira publicação. Cientes, revista e autores/as, que todos os artigos são de uso gratuito, para fins educacionais e não-comerciais, permitindo que outros remixem, adaptem e construam sobre o trabalho, desde que citada a fonte, quando da sua utilização integral ou parcial, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Respeitando a licença autoral adotada pela Polêm!ca, estimulamos nossos leitores a promover, refletir e escrever, a partir das nossas publicações, incluindo nas citações o link para o artigo disponível no site da Revista Polêm!ca, sempre que um artigo for citado ou replicado, e observando a grafia correta do nome da revista Polêm!ca.
Todo o conteúdo de terceiros (imagens, trechos, citações, etc.) deverá possuir referências a sua fonte original adicionadas como notas de rodapé ou referências bibliográficas com sua devida identificação.
Artigos submetidos que contiverem citações, tabelas ou imagens extraídas de outras publicações não serão aceitos, caso possuam mais conteúdo de terceiros do que conteúdo original.
Revista Polêm!ca está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.