PROUNI COMO POLÍTICA PSEUDODEMOCRATIZANTE DE ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: SITUANDO O CEARÁ

Autores

  • ANTÔNIA ROZIMAR MACHADO E ROCHA

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2011.2914

Resumo

O artigo examina o Programa Universidade para Todos - PROUNI, proposto como política oficial de democratização do acesso à educação superior pelo governo Lula e como sua implementação vem se dando no país, particularmente no estado do Ceará. Tomamos o Programa como parte da contra-reforma da educação superior em curso que vem se dando de forma fragmentada, gerando céleres transformações nas universidades. Num esforço de considerar na análise a totalidade social em que se insere o objeto de estudo, procuramos contextualizá-lo à luz da reforma do Estado brasileiro, operada com mais vigor a partir de 1995, como uma das estratégias de superação da aguda crise que o capital enfrenta desde a década de 1970. O Programa é um estratagema utilizado para beneficiar a iniciativa privada mediante a renúncia fiscal, ao mesmo tempo em que obstaculiza a expansão da universidade pública, cuja identidade vem sendo sacudida pela quebra do tripé ensino-pesquisa-extensão.   

Palavras-chave: PROUNI, ensino superior, contra-reforma, reforma do Estado.

Biografia do Autor

ANTÔNIA ROZIMAR MACHADO E ROCHA

Doutora em Educação Brasileira; professora da Universidade Estadual do Ceará – UECE / Centro de Educação –CED; pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Sociedade (cadastrado no CNPq); Professora colaboradora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação Brasileira – UFC.

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Publicado

2012-04-02

Como Citar

MACHADO E ROCHA, A. R. (2012). PROUNI COMO POLÍTICA PSEUDODEMOCRATIZANTE DE ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: SITUANDO O CEARÁ. POLÊM!CA, 10(3), 467 a 475. https://doi.org/10.12957/polemica.2011.2914

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS