O CORPO SOBRE O FIO DA ANGÚSTIA: REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE O ESTATUTO DO CORPO NA CLÍNICA PSICANALITICA.

Autores

  • NADJA NARA BARBOSA PINHEIRO
  • VINICIUS ANCIÃES DARRIBA

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2011.2906

Resumo

 O sofrimento expresso por meio do corpo vem propondo desafios teóricos e clínicos à psicanálise. Objetivando melhor compreender o estatuto do corpo na clínica, o presente trabalho focaliza as considerações alicerçadas por Freud a respeito da angústia, tomando-a como índice da indissociabilidade entre o corpo e o psíquico. Parte da definição de neurose de angústia, proposta por Freud, para tematizar e entrelaçar o corpo, o sexual e a própria angústia, tais como foram sendo concebidos ao longo da obra freudiana. Finaliza apresentando uma proposta de direção clínica: se na clínica das neuroses opera-se o desvelamento do sentido inconsciente dos sintomas, a clínica do corpo, demanda a possibilidade de se incluir algo que se refere a um além do psíquico que pela via da angústia aí intervém.

Palavras-chave: corpo, angústia; clínica psicanalítica.

Biografia do Autor

NADJA NARA BARBOSA PINHEIRO

Psicanalista, Professora Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná. Doutora em Psicologia Clínica pela Puc-Rio. Vice-coordenadora do Laboratório de Psicanálise da UFPR..

VINICIUS ANCIÃES DARRIBA

Psicanalista, Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná. Doutor em Teoria Psicanalítica pela UFRJ. Coordenador do Laboratório de Psicanálise da UFPR..

Downloads

Publicado

2012-04-02

Como Citar

PINHEIRO, N. N. B., & DARRIBA, V. A. (2012). O CORPO SOBRE O FIO DA ANGÚSTIA: REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE O ESTATUTO DO CORPO NA CLÍNICA PSICANALITICA. POLÊM!CA, 10(3), 378 a 388. https://doi.org/10.12957/polemica.2011.2906

Edição

Seção

LIPIS - Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social