O CORPO SOBRE O FIO DA ANGÚSTIA: REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE O ESTATUTO DO CORPO NA CLÍNICA PSICANALITICA.
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2011.2906Resumo
O sofrimento expresso por meio do corpo vem propondo desafios teóricos e clínicos à psicanálise. Objetivando melhor compreender o estatuto do corpo na clínica, o presente trabalho focaliza as considerações alicerçadas por Freud a respeito da angústia, tomando-a como índice da indissociabilidade entre o corpo e o psíquico. Parte da definição de neurose de angústia, proposta por Freud, para tematizar e entrelaçar o corpo, o sexual e a própria angústia, tais como foram sendo concebidos ao longo da obra freudiana. Finaliza apresentando uma proposta de direção clínica: se na clínica das neuroses opera-se o desvelamento do sentido inconsciente dos sintomas, a clínica do corpo, demanda a possibilidade de se incluir algo que se refere a um além do psíquico que pela via da angústia aí intervém.
Palavras-chave: corpo, angústia; clínica psicanalítica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Cabem ao autor/autora os direitos autorais dos artigos publicados na Polêm!ca, resguardando-se à revista o direito de primeira publicação. Cientes, revista e autores/as, que todos os artigos são de uso gratuito, para fins educacionais e não-comerciais, permitindo que outros remixem, adaptem e construam sobre o trabalho, desde que citada a fonte, quando da sua utilização integral ou parcial, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Respeitando a licença autoral adotada pela Polêm!ca, estimulamos nossos leitores a promover, refletir e escrever, a partir das nossas publicações, incluindo nas citações o link para o artigo disponível no site da Revista Polêm!ca, sempre que um artigo for citado ou replicado, e observando a grafia correta do nome da revista Polêm!ca.
Todo o conteúdo de terceiros (imagens, trechos, citações, etc.) deverá possuir referências a sua fonte original adicionadas como notas de rodapé ou referências bibliográficas com sua devida identificação.
Artigos submetidos que contiverem citações, tabelas ou imagens extraídas de outras publicações não serão aceitos, caso possuam mais conteúdo de terceiros do que conteúdo original.
Revista Polêm!ca está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.