SENSATION IMAGES. THE BECOMING-OTHER CINEMA OF TSAI MING LIANG
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2011.2903Abstract
When he “paints” his pictures, the moviemaker Tsai Ming Liang is based in an aesthetic preciousness that transforms each plan in a block of sensations. Through the relations he draws between color flows, lines, volumes, shapes, intensities and rhythms, the director invests in a new regime of images: sensation-images, which cognitive process flees reason and leads the spectator to a becoming-other . This text analyses the images of The River, a picture in which Tsai Ming Liang radicalizes his aesthetic proposal of the sensation-images, which were present in a more diluted way in his other works. The picture won 1995 Berlin Film Festival, and was exhibited in Tsai Ming Liang: The artist of time, film shows held in November / December 2010 in Rio and Sao Paulo. My theoretical basis is the philosophy of Gilles Deleuze, Felix Guattari and José Gil, besides specific bibliography on cinema.
Key words: Theory of Image; Sensation; Cinema; Taiwan
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Cabem ao autor/autora os direitos autorais dos artigos publicados na Polêm!ca, resguardando-se à revista o direito de primeira publicação. Cientes, revista e autores/as, que todos os artigos são de uso gratuito, para fins educacionais e não-comerciais, permitindo que outros remixem, adaptem e construam sobre o trabalho, desde que citada a fonte, quando da sua utilização integral ou parcial, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Respeitando a licença autoral adotada pela Polêm!ca, estimulamos nossos leitores a promover, refletir e escrever, a partir das nossas publicações, incluindo nas citações o link para o artigo disponível no site da Revista Polêm!ca, sempre que um artigo for citado ou replicado, e observando a grafia correta do nome da revista Polêm!ca.
Todo o conteúdo de terceiros (imagens, trechos, citações, etc.) deverá possuir referências a sua fonte original adicionadas como notas de rodapé ou referências bibliográficas com sua devida identificação.
Artigos submetidos que contiverem citações, tabelas ou imagens extraídas de outras publicações não serão aceitos, caso possuam mais conteúdo de terceiros do que conteúdo original.
Revista Polêm!ca está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.