À DERIVA : INFÂNCIA, ESCRITA E PESQUISA

Autores

  • DENISE MARCOS BUSSOLETTI

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2011.2861

Resumo

Este artigo discute a escrita da pesquisa da infância, considerando esta como um exercício de alteridade Assume a tese de que a poética é um dos pilares das gramáticas das culturas das infâncias, explorando a hipótese proposta por Sarmento (2004) sobre as afinidades que existem entre os princípios lógicos das culturas da infância e a linguagem poética. Por entre metáforas, busca ainda em Walter Benjamin inspiração para questionar não só o estilo e a escrita de pesquisa da infância, mas para inscrever esta discussão num movimento que é característico da reflexão da modernidade. 

Palavras chaves: escrita de pesquisa; infância; poética; alteridade.

Biografia do Autor

DENISE MARCOS BUSSOLETTI

Possui doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007), com estágio no Instituto de Estudos da Criança (IEC) da Universidade do Minho, Braga - Portugal. Cursou o mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e Graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (1987). Atualmente é professora da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Educação e Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, representações sociais e identidade social.

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Publicado

2012-03-30

Como Citar

BUSSOLETTI, D. M. (2012). À DERIVA : INFÂNCIA, ESCRITA E PESQUISA. POLÊM!CA, 10(2), 278 a 287. https://doi.org/10.12957/polemica.2011.2861

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS