EXCLUSÃO ESCOLAR ou SÍNDROME da EXCLUSÃO SOCIAL?

Autores

  • ANTONIO BENEDITO LOMBARDI

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2011.2858

Resumo

Para milhões de descendentes da escravatura a exclusão escolar é apenas uma etapa do processo excludente ao qual estão submetidos há séculos e chamar a atenção para este fenômeno é um dos objetivos deste artigo. Essas pessoas vivendo no interior do país ou, principalmente, nos bolsões de pobreza das regiões metropolitanas, são expostas a múltiplos fatores de risco desde a gestação, nos períodos de lactente e pré-escolar. Quando ingressam na 1ª série do ensino fundamental já estão impactadas biopsicossocialmente. Entretanto, para agravar o impacto, durante os períodos, escolar, de adolescente e de adulto jovem, o fenômeno excludente não deixa de atuar sobre essas pessoas, que continuam expostas a diferentes fatores adversos. Estes, juntamente com os danos subjetivos resultantes, auto-excludentes, dificultam a inclusão social desses indivíduos impossibilitando-os de permanecerem na escola aprendendo e, mais tarde, se realizarem profissionalmente. Constata-se, portanto, que a exclusão escolar, para este grupo é apenas uma faceta de um fenômeno maior chamado de “Síndrome da Exclusão Social” da qual são vítimas seculares. A solução depende de intervenções concomitantes dentro e além dos muros da escola; interdisciplinares, intersetoriais, com base na comunidade. Devem ser iniciadas na gestação e mantidas em todos os períodos do ciclo de vida.

Palavras-chave: exclusão social, fatores de risco, exclusão escolar, síndrome

Biografia do Autor

ANTONIO BENEDITO LOMBARDI

Professor adjunto de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais – FM-UFMG. Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Diploma em psiquiatria infantil pelo Institute of Psychiatry - University of London, England. Mestre e Doutor em Ciências da Saúde – área de concentração: saúde da criança e do adolescente FM-UFMG.

 

Downloads

Publicado

2012-03-30

Como Citar

LOMBARDI, A. B. (2012). EXCLUSÃO ESCOLAR ou SÍNDROME da EXCLUSÃO SOCIAL?. POLÊM!CA, 10(2), 254 a 263. https://doi.org/10.12957/polemica.2011.2858

Edição

Seção

DESENVOLVIMENTO HUMANO