A OPORTUNIDADE DE INOVAÇÃO NO ESPORTE É NOSSA!

Autores

  • BRANCA TERRA
  • LUIZ ALBERTO BATISTA
  • MARIZA ALMEIDA
  • SERGIO RICARDO CORTINES CAMPOS

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2011.2837

Resumo

Um legado imensurável para as regiões que sediam grandes eventos esportivos é a criação de empresas start-ups de base tecnológica, voltadas para a inovação, com foco no setor produtivo do esporte, já que estas são indicadores de desenvolvimento econômico e social local. Estas empresas do setor produtivo do esporte produzem conhecimento por meio da interação universidade, empresa e governo e são vinculadas a todas as áreas do conhecimento (ciências da saúde, ciências biológicas, ciências sociais aplicadas, engenharias, ciências humanas, lingüística, letras e artes; ciências exatas e da terra, ciências agrárias e outras), isto é, são empresas baseadas no conhecimento, ligadas à pesquisa e ao desenvolvimento de idéias inovadoras e geralmente abrigadas nas incubadoras.As empresas start ups devem buscar, por meio da interação universidade-empresa-governo, a produção do conhecimento necessária ao sucesso empresarial. Para que isto aconteça, as universidades devem estar atentas às oportunidades de inovação no esporte e induzir todas as estruturas organizacionais acadêmicas a desenvolverem ações de ensino pesquisa e extensão voltadas para a inovação no esporte. As estruturas acadêmicas citadas são: incubadoras de empresas, empresas juniores, núcleos de inovação tecnológica, escritórios de transferência de tecnologia, laboratórios de inovação e empreendedorismo, grupos de pesquisa, laboratórios de prototipagem, entre outras. O governo deve, por meio das agências de fomento, lançar programas holísticos de indução à inovação nas pequenas empresas de base tecnológica (ETZKOWITZ, 2008). Este artigo trata da importância da inovação na área do esporte (em função dos eventos esportivos que vêm ocorrendo em nosso país) e também mostra alguns exemplos de firmas start ups, associadas a incubadoras que trabalham na área do esporte.

Palavras chave: inovação no esporte, start ups, relacionamento universidade-indústria-governo.

Biografia do Autor

BRANCA TERRA

é professora adjunta da Faculdade de Administração e Finanças - FAF e pesquisadora do grupo de pesquisa Inovação e Sociedade da UERJ.

LUIZ ALBERTO BATISTA

é professor adjunto do Instituto de Educação Física e Desporto - IEFD e pesquisador do grupo de pesquisa Inovação e Sociedade da UERJ.

MARIZA ALMEIDA

é professora permanente do mestrado em Desenvolvimento Local do Centro Universitário Augusto Motta – UNISUAM e professora colaboradora do grupo de pesquisa Inovação e Sociedade da UERJ.

SERGIO RICARDO CORTINES CAMPOS

é professor de Educação Física, Fisioterapeuta, especialista em Anatomia Humana e Traumato-ortopedia de várias universidades e pesquisador do grupo de pesquisa Inovação e Sociedade da UERJ.

Downloads

Publicado

2012-03-30

Como Citar

TERRA, B., BATISTA, L. A., ALMEIDA, M., & CAMPOS, S. R. C. (2012). A OPORTUNIDADE DE INOVAÇÃO NO ESPORTE É NOSSA!. POLÊM!CA, 10(1), 74 a 90. https://doi.org/10.12957/polemica.2011.2837

Edição

Seção

GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO