ALIENAÇÃO PARENTAL: A FAMÍLIA EM LITÍGIO

Autores

  • BETTY BERNARDO FUKS
  • LEONORA ROIZEN ALBEK OLIVEN

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2011.2836

Resumo

Os autores propõem uma reflexão  sobre o fenômeno da alienação parental  a partir do dialogo  entre  o Direito e a Psicanálise. Abordam e discutem alguns aspectos da   recente lei  sancionada pela Presidência da República, que visa a definir o que é alienação parental e estabelecer medidas para inibi-la,  em base à escuta dos afetos envolvidos entre o ex-casal, ódio, ciúme e vingança.

Palavras Chaves: Direito, Psicanálise, Famílias, Mediação, Alienação Parental.

Biografia do Autor

BETTY BERNARDO FUKS

Doutora em comunicação e cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ, psicanalista, professora do mestrado profissional em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida no Rio de Janeiro.Pesquisadora Associada do LIPIS.

LEONORA ROIZEN ALBEK OLIVEN

Mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade pela Universidade Veiga de Almeida no Rio de Janeiro, especialista em Direito Civil pela Universidade Estácio de Sá, advogada e professora de direito civil da Universidade Veiga de Almeida.

Downloads

Publicado

2012-03-30

Como Citar

FUKS, B. B., & OLIVEN, L. R. A. (2012). ALIENAÇÃO PARENTAL: A FAMÍLIA EM LITÍGIO. POLÊM!CA, 10(1), 56 a 73. https://doi.org/10.12957/polemica.2011.2836

Edição

Seção

LIPIS - Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social