A GENTE PLÁSTICA DO UNIVERSO. ROCK´N ROLL E REVOLUÇÃO NA TCHECOSLOVÁQUIA

Autores/as

  • MAURO SÁ REGO COSTA

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2011.2832

Resumen

 Os grupos de rock tchecos – cuja continua repressão policial motivou o agenciamento das forças políticas dissidentes – aparecem no centro do movimento que leva à Revolução de Veludo, libertação da Tchecoslováquia do controle político-militar da União Soviética. O principal destes grupos foi o Plastic People of the Universe. A relação singular entre rock’n roll e política, neste período da história tcheca, é lida no contexto das transformações globais por que passam as concepções de Política e Poder na contemporaneidade.

Palavras-chave: Midia Sonora; Plastic People of the Universe; Tchecoslováquia; rock’n roll;  uma nova concepção de política.

Biografía del autor/a

MAURO SÁ REGO COSTA

Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense/UERJ. Coordenador da Oficina Híbridos – Mídia e Arte Contemporânea - do LABORE – Laboratório de Estudos Contemporâneos – UERJ. Coordenador do Laboratório de Rádio UERJ/Baixada. Professor do Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação / FEBF/UERJ.

Publicado

2012-03-30

Cómo citar

COSTA, M. S. R. (2012). A GENTE PLÁSTICA DO UNIVERSO. ROCK´N ROLL E REVOLUÇÃO NA TCHECOSLOVÁQUIA. POLÊM!CA, 10(1), 1 a 15. https://doi.org/10.12957/polemica.2011.2832

Número

Sección

HÍBRIDOS