EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ELUCIDANDO REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2010.2826Resumo
O presente texto apresenta e discute alguns elementos centrais da concepção de educação inclusiva a partir dos resultados e reflexões de uma pesquisa cuja proposta volta-se para o aclaramento das representações sociais de educação inclusiva de docentes que atuam com alunos com necessidades educacionais especiais incluídos nas escolas regulares no município de Cruzeiro do Sul/Acre. Para tanto, utilizamos como aporte metodológico o Procedimento de Classificações Múltiplas (PCM) e contamos com a participação de professores que possuem cursos de capacitação na área da educação inclusiva, e professores que não possuem qualquer curso de formação na temática mencionada. Utilizamos como forma de interpretação dos dados, a análise de conteúdo (BARDIN, 2004). Mediante os resultados, percebemos que independente do subgrupo, há a evidência da construção de um campo representacional imbricado nos preceitos da integração escolar e da educação inclusiva.
Palavras-chave: Educação inclusiva. Formação Docente. Representações sociais.
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