EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ELUCIDANDO REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Autores

  • ADEMÁRCIA LOPES DE OLIVEIRA COSTA

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2010.2826

Resumo

O presente texto apresenta e discute alguns elementos centrais da concepção de educação inclusiva a partir dos resultados e reflexões de uma pesquisa cuja proposta volta-se para o aclaramento das representações sociais de educação inclusiva de docentes que atuam com alunos com necessidades educacionais especiais incluídos nas escolas regulares no município de Cruzeiro do Sul/Acre. Para tanto, utilizamos como aporte metodológico o Procedimento de Classificações Múltiplas (PCM) e contamos com a participação de professores que possuem cursos de capacitação na área da educação inclusiva, e professores que não possuem qualquer curso de formação na temática mencionada. Utilizamos como forma de interpretação dos dados, a análise de conteúdo (BARDIN, 2004). Mediante os resultados, percebemos que independente do subgrupo, há a evidência da construção de um campo representacional imbricado nos preceitos da integração escolar e da educação inclusiva.

Palavras-chave: Educação inclusiva. Formação Docente. Representações sociais.

Biografia do Autor

ADEMÁRCIA LOPES DE OLIVEIRA COSTA

Professora, na Universidade Federal do Acre/Campus Floresta (UFAC), possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre, com Especialização Em Psicopedagogia no Instituto Varzeagrandense de Educação e Mestrado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Downloads

Publicado

2012-03-29

Como Citar

COSTA, A. L. D. O. (2012). EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ELUCIDANDO REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. POLÊM!CA, 9(4), 105 a 116. https://doi.org/10.12957/polemica.2010.2826

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS