QUEM QUER FICAR NA BARRIGA DA MAMÃE? SOBRE A GESTAÇÃO EM TEMPOS DE CULTO AO CORPO

Autores

  • MARINA AGAREZ BRAZÃO
  • JOANA DE VILHENA NOVAES
  • JUNIA DE VILHENA

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2010.2819

Resumo

Atravessamos um momento em que os padrões estéticos encontram-se cada vez mais rígidos e, por vezes, irreais e perversos. A gestação e as marcas no corpo que esta proporciona são comumente apontadas como as grandes vilãs da forma física e da perda dos encantos femininos. Sendo assim, muitas vezes acredita-se que esforços não devem ser poupados a fim de ‘minimizar os estragos’ decorrentes da gravidez. Neste trabalho discutimos algumas das ressonâncias psíquicas destes ideais.

Palavras-chave: corpo, gestação, gordura, consumo.

Biografia do Autor

MARINA AGAREZ BRAZÃO

Psicóloga formada pela PUC-Rio. Mestranda em Psicologia Clínica (PUC-Rio). Especialista em Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil pela Maternidade-Escola da UFRJ. Especialista em Psicanálise com Crianças pelo Hospital São Zacharias – Sta. Casa da Misericórdia do RJ.

JOANA DE VILHENA NOVAES

Pós-doutoranda em Clínica Médica (UERJ). Pós-doutora em Psicologia Social (UERJ). Doutora em Psicologia Clínica (PUC-Rio). Pesquisadora do Laboratório de Pesquisas Clínicas e Experimentais em Biologia Vascular do Centro Biomédico- Bio-Vasc (UERJ). Coordenadora do Núcleo de Doenças da Beleza do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social -LIPIS/PUC-Rio. Pesquisadora correspondente do Centre de Recherches Psychanalyse et Médecine, CRPM-Pandora. Université Denis-Diderot Paris VII.Psicanalista.

JUNIA DE VILHENA

Psicanalista. Dra em Psicologia Clínica. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social – LIPIS da PUC-Rio. Bolsista da CAPES (PROCAD). Pesquisadora da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. Pesquisadora correspondente do Centre de Recherches Psychanalyse et Médecine, CRPM-Pandora. Université Denis-Diderot Paris VII.

Downloads

Publicado

2012-03-29

Como Citar

BRAZÃO, M. A., NOVAES, J. D. V., & DE VILHENA, J. (2012). QUEM QUER FICAR NA BARRIGA DA MAMÃE? SOBRE A GESTAÇÃO EM TEMPOS DE CULTO AO CORPO. POLÊM!CA, 9(4), 43 a 57. https://doi.org/10.12957/polemica.2010.2819

Edição

Seção

LIPIS - Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social