CORPO E HISTERIA: ATUALIZAÇÕES SOBRE A DOR

Autores

  • VERA LOPES BESSET
  • SUSANE VASCONCELOS ZANOTTI
  • DEBORAH TENENBAUM
  • NATHALIA SCHIMIDT
  • RAFAEL FISCHER
  • VINÍCIUS FIGALE

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2010.2818

Resumo

O exercício da clínica exige que o psicanalista leve em conta as particularidades da subjetividade de sua época. Atualmente, observam-se mudanças nas relações dos sujeitos com o saber e com o corpo. Nesse cenário, a retomada dos princípios freudianos acerca do sintoma que ‘fala’ no corpo sublinha o lugar da histeria na clínica, para além de qualquer ideologia classificatória. Ao mesmo tempo, pesquisas contemporâneas trazem subsídios para avançarmos na compreensão de casos onde a dor corporal apresenta-se sem valor de sentido. Estaríamos diante de novas formas de histeria ou de novas formas de subjetivação? 

Palavras-chave: psicanálise, corpo, histeria, dor.

Biografia do Autor

VERA LOPES BESSET

Doutora em Psicologia (Paris V); Professora da Pós-Graduação em Psicologia-IP-UFRJ; Coordenadora do Grupo de Pesquisas CLINP (Clínica Psicanalítica)-UFRJ/CNPq; Pesquisadora da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental (AUPPF); Membro do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social (LIPIS/PUC-Rio). Psicanalista. Membro da EBP-ECF e da AMP

SUSANE VASCONCELOS ZANOTTI

Doutora em Psicologia (UFRJ) com estágio de doutorado em Paris VIII. Professora do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes/Universidade Federal de Alagoas (UFAL)- Tutora da Residência Multiprofissional em Saúde do HUPAA. Pesquisadora do do Grupo de Pesquisas CLINP (Clínica Psicanalítica)-UFRJ/CNPq. Psicanalista. Correspondente da EBP-PE.

DEBORAH TENENBAUM

Estudante de Graduação em Psicologia (IP-UFRJ); Membro do Grupo de Pesquisas CLINP Clínica Psicanalítica)-UFRJ/CNPq; Bolsista de Iniciação Científica (CNPq-Balcão).

NATHALIA SCHIMIDT

Estudante de Graduação em Psicologia (IP-UFRJ); Membro do Grupo de Pesquisas CLINP (Clínica Psicanalítica)-UFRJ/CNPq; Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC-CNPq)

RAFAEL FISCHER

Graduando em Psicologia (IP-UFRJ); Membro do Grupo de Pesquisas CLINP (Clínica Psicanalítica) – UFRJ/CNPq. Bolsista de Iniciação Científica (Balcão/CNPq – Julho 2008 - Junho 2009).

VINÍCIUS FIGALE

Estudante de Graduação em Psicologia (IP-UFRJ); Membro do Grupo de Pesquisas CLINP (Clínica Psicanalítica)-UFRJ/CNPq; Bolsista de Iniciação Científica (FAPERJ).

Downloads

Publicado

2012-03-29

Como Citar

BESSET, V. L., ZANOTTI, S. V., TENENBAUM, D., SCHIMIDT, N., FISCHER, R., & FIGALE, V. (2012). CORPO E HISTERIA: ATUALIZAÇÕES SOBRE A DOR. POLÊM!CA, 9(4), 35 a 42. https://doi.org/10.12957/polemica.2010.2818

Edição

Seção

LIPIS - Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social