TEATRO-EDUCAÇÃO: OS CAMINHOS DE UMA CENA EXPANDIDA

Autores

  • LUIZ CARLOS GARROCHO

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2010.2806

Resumo

O artigo aborda a pedagogia do teatro na perspectiva pós-dramática e performativa, seja em contextos formais de educação, de ateliês e ou de cursos livres. Para tanto, faz-se necessário rediscutir a concepção de teatro, propondo-se sair de uma visão centralista e hierárquica em relação às outras artes, para a visão de uma cena expandida. Por fim, reconsidera as estratégias pedagógicas para esse novo teatro.

Palavras-chave: teatro pós-dramático; teatro performativo; cena expandida; teatro-educação

 

Biografia do Autor

LUIZ CARLOS GARROCHO

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992) e mestrado em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). É professor no Curso Técnico de Ator do Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado (BH/MG), ministrando a matérias de Interpretação Teatral e Filosofia da Arte. Atua nas interfaces entre teatro físico e performance, improvisação e composição cênico-corporal.

Downloads

Publicado

2012-03-27

Como Citar

GARROCHO, L. C. (2012). TEATRO-EDUCAÇÃO: OS CAMINHOS DE UMA CENA EXPANDIDA. POLÊM!CA, 9(3), 193 a 197. https://doi.org/10.12957/polemica.2010.2806

Edição

Seção

CADERNO IMAGEM