ANA (OREXIA): UMA IMAGEM OBSCENA

Autores

  • CAMILA NEIVA DE GOUVÊA RIBEIRO
  • EDILENE FREIRE DE QUEIROZ

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2010.2795

Resumo

A anorexia, na medida em que gera preocupações no meio social e familiar, pela proximidade com a morte em que certos sujeitos se colocam, tem-se tornado tema de diferentes pesquisas. Considerando a difusão do número de blogs na Internet, onde garotas reverenciam a anorexia e a busca de um corpo ossudo como um ‘estilo de vida’, sob o comando da líder virtual ‘Ana’ (Ana/orexia), fazemos neste artigo um estudo sobre a dinâmica da imagem corporal na anorexia, a partir da análise desses blogs e sob o ponto de vista psicanalítico. Supomos que tais atitudes refletem uma imagem obscena e transgressora, ilustrada pelo desejo que essas garotas possuem de alcançar um corpo com ossos à mostra, estampando o horror da morte e fazendo do blog um lugar de gozo.

Palavras-chave: blogs ‘Pró-Ana’, anorexia, imagem corporal

Biografia do Autor

CAMILA NEIVA DE GOUVÊA RIBEIRO

Psicóloga Clínica com atuação na área de Saúde Mental e Pública. Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP.

EDILENE FREIRE DE QUEIROZ

Psicanalista. Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Pós - Doutorado no Laboratoire de Psychopathologie Clinique – Marseille 1. Professora titular e Membro do Laboratório de Psicopatologia Fundamental e Psicanálise da UNICAP. Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental.

Downloads

Publicado

2012-03-27

Como Citar

RIBEIRO, C. N. D. G., & DE QUEIROZ, E. F. (2012). ANA (OREXIA): UMA IMAGEM OBSCENA. POLÊM!CA, 9(3), 80 a 88. https://doi.org/10.12957/polemica.2010.2795

Edição

Seção

DESENVOLVIMENTO HUMANO