NOVAS E VELHAS CONFIGURAÇÕES DA SEXUALIDADE FEMININA
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2010.2794Resumo
Este ensaio apresenta um breve diagnóstico dos códigos corporais presentes em uma escola, recortando as categorias gênero e sexualidade como centrais deste diálogo. Como procedimentos metodológicos, valeu-se da pesquisa de campo, permanecendo oito meses no universo investigado, utilizando-se da observação semi-estruturada. O estudo analisou vinte e seis adolescentes pobres, do sexo feminino, entre 14 e 17 anos, cursando a oitava série do Ensino Fundamental, de uma escola Estadual, de Ribeirão Preto, SP. As mensagens mais significativas revelam alta valorização em atributos físicos, sendo a beleza contextualizada por elas como um importante instrumento para estabelecer vínculos sociais, possuir méritos e benefícios como pessoa. O gênero feminino foi fortemente marcado pela preocupação atribuída à virgindade, que associada ao casamento e procriação, evidenciou a sexualidade como campo de domínio masculino.
Palavras-chave: corpo; gênero; sexualidade
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