O FEMININO NA ESTÉTICA DO CORPO: UMA LEITURA PSICANALÍTICA

Autores

  • KARINA CARVALHO VERAS DE SOUZA

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2010.2793

Resumo

As cirurgias estéticas no corpo, com freqüência cada vez maior entre as mulheres e ao mesmo tempo enaltecidas significativamente pela mídia e pelo contexto social, têm se configurado, atualmente, como um novo modo de expressão para o corpo feminino. Questionamos, então, que significações são atribuídas a esta imagem de corpo pelas mulheres que se submetem às cirurgias estéticas. Para tanto, objetivamos analisar, do ponto de vista psicanalítico: como acontece a construção da imagem corporal no processo do tornar-se mulher; que problemáticas são reveladas por estas mulheres no tocante às idealizações deste corpo e de que modo está configurado, no imaginário feminino, o culto ao corpo da atualidade. Neste sentido, coletamos, simultaneamente, alguns depoimentos de mulheres que já se submeteram a tais cirurgias e, em seguida, fizemos a análise de alguns fragmentos dessas entrevistas, de modo a encadeá-los nas possibilidades de uma compreensão psicanalítica da problemática ora discutida. 

Palavras-chave: corpo, feminino, imagem do corpo, cirurgia plástica.

Biografia do Autor

KARINA CARVALHO VERAS DE SOUZA

Psicóloga; Especialista em Psicologia da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2003/2004); Mestre em Psicologia Clínica na linha de pesquisa em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP (2005/2007); Professora do Curso de Graduação de Psicologia da Universidade Potiguar – UnP desde 2006, lecionando as disciplinas de Psicopatologia Geral; Psicopatologia da Criança e do Adolescente; Psicologia do adulto. Atualmente coordena a pesquisa nos Trabalhos de Conclusão de Curso na graduação em Psicologia. Psicanalista em formação - Membro da Associação dos Fóruns do Campo Lacaniano – Fórum Natal.

Downloads

Publicado

2012-03-27

Como Citar

DE SOUZA, K. C. V. (2012). O FEMININO NA ESTÉTICA DO CORPO: UMA LEITURA PSICANALÍTICA. POLÊM!CA, 9(3), 65 a 71. https://doi.org/10.12957/polemica.2010.2793

Edição

Seção

DESENVOLVIMENTO HUMANO