O SONHO DE BORGES E A MEMÓRIA IMPESSOAL

Autores

  • EDSON LUIZ ANDRÉ DE SOUSA
  • PAULO FERNANDO MONTEIRO FERRAZ

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2010.2787

Resumo

O artigo transita no elo entre a Psicanálise e a Literatura e toma de empréstimo o personagem de um conto do escritor Jorge Luis Borges para problematizar a memória e a singularidade em meio às atuais operações mercantis.

Palavras-chave: Psicanálise. Literatura. Impessoalidade. Singularidade. Mercado. Utopia.

Biografia do Autor

EDSON LUIZ ANDRÉ DE SOUSA

Psicanalista. Membro da APPOA. Professor do PPG Psicologia Social e PPG Artes Visuais UFRGS. Doutor em Psicanálise e Psicopatologia pela Universidade de Paris 7. Coordena, junto com Maria Cristina Poli, o LAPPAP (Laboratório de Pesquisa em Psicanálise, Arte e Política) – UFRGS,. Pesquisador do CNPQ. Professor Visitante na Deakin University, Melbourne e no 17, Instituto de Estudos Críticos, Cidade do México. Autor dos livros Freud (Editora Abril, SP, 2005); Uma invenção da Utopia (Lumme Editor, SP, 2007); e Freud: Ciência, Arte e Política, escrito junto com Paulo Endo (L&PM, Porto Alegre, 2009). Em pós-doutorado em Paris na Université de Paris VII e na Ecole des Hautes Etudes em Sciences Sociales (2009). Membro da Society of Utopian Studies.

PAULO FERNANDO MONTEIRO FERRAZ

Psicólogo. Mestre em Psicologia Social e Institucional (UFRGS). Coordenador da Oficina de Produção psicanalítica e literária no Instituto Bion e no ESIPP. Aluno do curso de especialização em psicoterapia de orientação psicanalítica (ESIPP). Membro efetivo da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul. Membro do laboratório de pesquisa psicanalítica, arte e política (LAPPAP/ UFRGS). Integrante do Núcleo de Atividades Expressivas Nise da Silveira – Acervo (Hospital Psiquiátrico São Pedro). Aluno da oficina literária do Charles Kiefer.

Downloads

Publicado

2012-03-27

Como Citar

DE SOUSA, E. L. A., & FERRAZ, P. F. M. (2012). O SONHO DE BORGES E A MEMÓRIA IMPESSOAL. POLÊM!CA, 9(3), 22 a 31. https://doi.org/10.12957/polemica.2010.2787

Edição

Seção

LIPIS - Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social