A PERFORMANCE DO ATOR E AS NARRATIVAS DE GUERRA NA COMPANHIA AMOK

Autores

  • ANDRÉA STELZER

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2010.2763

Resumo

Este artigo visa relacionar a performance do ator com as várias formas de narrativa da cena, de forma a criar uma dramaturgia a partir da criação do ator. Para isto será investigado o processo de criação dos atores nas narrativas de guerra da Amok: Dragão (2008) e Kabul (2009) como uma transposição poética diante de tal realidade. Como criar teatralidade ao falar da intimidade de pessoas de um mundo distante e cruel? As narrativas, retiradas de sites na internet, depoimentos e imagens de celulares, foram apropriadas pelos atores através da montagem de quadros. A performance do ator atua como uma dramaturgia de encaixe através da gestualidade, criando micronarrativas desviantes e um espaçamento no texto.

Palavras-chave: performance, ator, narrativa

Biografia do Autor

ANDRÉA STELZER

Professora de teatro da Rede Municipal e doutoranda em teatro pela UNIRIO

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Publicado

2012-03-23

Como Citar

STELZER, A. (2012). A PERFORMANCE DO ATOR E AS NARRATIVAS DE GUERRA NA COMPANHIA AMOK. POLÊM!CA, 9(2), 155 a 160. https://doi.org/10.12957/polemica.2010.2763

Edição

Seção

CADERNO IMAGEM