O TEATRO DE IMAGENS DE ROBERT LEPAGE

Autores

  • RONALDO NOGUEIRA DA GAMA

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2010.2758

Resumo

Dando prosseguimento a minha pesquisa sobre o uso de projeções na cena contemporânea, pude concluir que Lepage é um dos diretores atuais que utilizam com bastante propriedade e desenvoltura as novas ferramentas trazidas constantemente pelas novas tecnologias da imagem e do som. O caminho adotado por Lepage é, no meu ponto de vista, o exemplo vivo e atualizado do pensamento de Meyerhold que, em relação aos desafios que o surgimento do cinema, no final do século XIX e início do XX, criou para a forma teatral, defendeu que tudo é permitido no teatro, desde que seja usado teatralmente. Essa afirmação de Meyerhold parece ser revisitada ao examinarmos o uso de tecnologias da imagem que Lepage utiliza em suas encenações.

Palavras-chave: teatro; imagem; tecnologia

Biografia do Autor

RONALDO NOGUEIRA DA GAMA

Mestre em Teatro e Artes do Espetáculo, Paris III – Sorbonne Nouvelle. Ator, produtor e diretor, com especialização em Teoria e Prática do Teatro – Lato Sensu pela UFRJ – Centro de Letras e Artes. Participou do Congresso da ABRACE – Associação Brasileira de Artes Cênicas em 2006. Oficina de teatro permanente para a Cia Caravane, no Théâtre Epée de Bois e La Guingette Pirate, Paris, França, de 2002 a 2004. Participou do Seminário Internacional sobre Meyerhold, organizado pelo CNRS, Centre National de la Recherche Scientifique – Paris, França em 2000. Agraciado com o Prêmio do Ministério da Cultura do Brasil como Produtor teatral. Foi integrante da companhia do  Théâtre du Soleil em 1998 e 2000. É responsável pela preparação de atores de novelas da TV Record. Atualmente cursa Doutorado em pela Uni-Rio.

Downloads

Publicado

2012-03-23

Como Citar

DA GAMA, R. N. (2012). O TEATRO DE IMAGENS DE ROBERT LEPAGE. POLÊM!CA, 9(2), 126 a 130. https://doi.org/10.12957/polemica.2010.2758

Edição

Seção

CADERNO IMAGEM