BULLYING ESCOLAR: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DE PROFESSORES

Autores

  • CRISTINA HELENA BERNARDINI
  • HELENICE MAIA

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2010.2754

Resumo

A pesquisa investiga as representações sociais de bullying, por professores do segundo segmento do Ensino Fundamental, realizada numa escola pública municipal situada na Ilha do Governador, no Estado do Rio de Janeiro, escolhida por localizar-se em zona com índices de violência. Utilizou-se as seguintes técnicas de coletas de dados: (a) observação do cotidiano escolar; (b) grupo focal com 12 professores que atuam em turmas de 6º a 9º anos; e (c) entrevistas conversacionais. Para iniciar o grupo focal, foram apresentadas três seqüências de imagens com situações de bullying. As conversas foram gravadas em áudio, transcritas e analisadas. Dessa análise foram retiradas questões para o roteiro da entrevista, momento em que as imagens foram novamente apresentadas aos professores com a intenção de verificar se eles confirmavam suas falas registradas no grupo focal. O cruzamento das análises mostrou que os professores mantiveram seus posicionamentos, permitindo localizar a possível metáfora do núcleo figurativo da representação social de bullying: associado à adolescência, bullying é como se fosse uma moléstia. No entanto, os professores nada podem fazer, uma vez que o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Conselho Tutelar os impedem de tomar atitude ou desenvolver ações para acabar com o bullying escolar.

Palavras-chave: violência escolar; bullying; representações sociais

Biografia do Autor

CRISTINA HELENA BERNARDINI

Mestre em Educação (UNESA), professora no curso de Letras da Universidade Castelo Branco (UCB), tutora no curso de Filosofia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), assessora no Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Macaé (GGIM).

HELENICE MAIA

Doutora em Educação (UFRJ), professora adjunta no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação/Mestrado da Universidade Estácio de Sá (UNESA), Pesquisadora Colaboradora do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação (CIERS-Ed).

Downloads

Publicado

2012-03-23

Como Citar

BERNARDINI, C. H., & MAIA, H. (2012). BULLYING ESCOLAR: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DE PROFESSORES. POLÊM!CA, 9(2), 99 a 104. https://doi.org/10.12957/polemica.2010.2754

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS