BULLYING ESCOLAR: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2010.2754Resumo
A pesquisa investiga as representações sociais de bullying, por professores do segundo segmento do Ensino Fundamental, realizada numa escola pública municipal situada na Ilha do Governador, no Estado do Rio de Janeiro, escolhida por localizar-se em zona com índices de violência. Utilizou-se as seguintes técnicas de coletas de dados: (a) observação do cotidiano escolar; (b) grupo focal com 12 professores que atuam em turmas de 6º a 9º anos; e (c) entrevistas conversacionais. Para iniciar o grupo focal, foram apresentadas três seqüências de imagens com situações de bullying. As conversas foram gravadas em áudio, transcritas e analisadas. Dessa análise foram retiradas questões para o roteiro da entrevista, momento em que as imagens foram novamente apresentadas aos professores com a intenção de verificar se eles confirmavam suas falas registradas no grupo focal. O cruzamento das análises mostrou que os professores mantiveram seus posicionamentos, permitindo localizar a possível metáfora do núcleo figurativo da representação social de bullying: associado à adolescência, bullying é como se fosse uma moléstia. No entanto, os professores nada podem fazer, uma vez que o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Conselho Tutelar os impedem de tomar atitude ou desenvolver ações para acabar com o bullying escolar.
Palavras-chave: violência escolar; bullying; representações sociais
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Cabem ao autor/autora os direitos autorais dos artigos publicados na Polêm!ca, resguardando-se à revista o direito de primeira publicação. Cientes, revista e autores/as, que todos os artigos são de uso gratuito, para fins educacionais e não-comerciais, permitindo que outros remixem, adaptem e construam sobre o trabalho, desde que citada a fonte, quando da sua utilização integral ou parcial, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Respeitando a licença autoral adotada pela Polêm!ca, estimulamos nossos leitores a promover, refletir e escrever, a partir das nossas publicações, incluindo nas citações o link para o artigo disponível no site da Revista Polêm!ca, sempre que um artigo for citado ou replicado, e observando a grafia correta do nome da revista Polêm!ca.
Todo o conteúdo de terceiros (imagens, trechos, citações, etc.) deverá possuir referências a sua fonte original adicionadas como notas de rodapé ou referências bibliográficas com sua devida identificação.
Artigos submetidos que contiverem citações, tabelas ou imagens extraídas de outras publicações não serão aceitos, caso possuam mais conteúdo de terceiros do que conteúdo original.
Revista Polêm!ca está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.