A PRODUÇÃO DISCURSIVA NO CAMPO DA PERVERSÃO

Autores

  • ADELSON BRUNO DOS REIS SANTOS
  • PAULO ROBERTO CECCARELLI

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2010.2747

Resumo

Neste trabalho, os autores propõem debater acerca da produção discursiva no campo da perversão e das implicações éticas dessa produção na clínica psicanalítica. As publicações científicas no campo da perversão sugerem não haver consenso no que diz respeito ao entendimento dessa problemática pelas diversas abordagens que compõem a psicanálise. Para os autores, repensar os articuladores teóricos dos quais dispomos como auxílio para a prática clínica requer uma inventividade maior do que o apego a procedimentos usuais. Nisso consiste o desafio lançado pela perversão aos dispositivos teórico-clínicos dos quais a psicanálise dispõe.

Palavras-chave: Perversão; Clínica Psicanalítica; Ética; Sexualidade.

Biografia do Autor

ADELSON BRUNO DOS REIS SANTOS

Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

PAULO ROBERTO CECCARELLI

Doutor em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise pela Universidade de Paris VII; Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental; Sócio do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais; Membro da Société de Psychanalyse Freudienne, Paris, França; Professor Adjunto III no Departamento de Psicologia da PUC-MG.Pesquisador Associado do LIPIS.

Downloads

Publicado

2012-03-23

Como Citar

SANTOS, A. B. D. R., & CECCARELLI, P. R. (2012). A PRODUÇÃO DISCURSIVA NO CAMPO DA PERVERSÃO. POLÊM!CA, 9(2), 34 a 44. https://doi.org/10.12957/polemica.2010.2747

Edição

Seção

LIPIS - Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social