RESENHA DO LIVRO INOVAÇÃO U 2.0: REINVENTANDO OS PAPÉIS DA UNIVERSIDADE NA ECONOMIA DO CONHECIMENTO (TORNATZKY; RIDEOUT, 2015)
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2016.26457Resumo
DOI: 10.12957/polemica.2016.26457
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Resumo: O livro Innovation U 2.0 Reinventing University Roles in a Knowledge Economy aborda a inovação e o empreendedorismo dentro de doze universidades norte-americanas escolhidas por especialistas como as que mais se destacam na área. Nele estão os estudos de casos dessas universidades onde são apresentados os elementos das suas culturas acadêmicas, as suas principais lideranças, os seus programas curriculares e co-curriculares para promoção do empreendedorismo, políticas, práticas e apoios para a ultrapassagem de fronteiras entre as universidades e o mundo "externo" do setor privado e para a transferência de tecnologia. O objetivo da resenha deste livro é indicar a importância da liderança e da cultura organizacional para o surgimento e a manutenção de políticas e programas que apoiam a inovação dentro das universidades. Além disso, foram selecionados e descritos alguns programas para que seja percebido como são diversificados e numerosos dentro das universidades presentes nos estudos de caso, e que além de reforçarem a formação empreendedora, eles trazem resultados para a sociedade através de produtos e serviços. Alguns dos centros de pesquisas e laboratórios foram citados, pois eles também estão ligados a produção de inovação e o alto nível do empreendedorismo delas, assim como as políticas e as práticas de transferência de tecnologia apresentadas. As principais conclusões são que a liderança é um fator importante para as universidades que queiram se destacar como produtoras de inovação e, que nessa resenha e no livro resenhado, são encontrados muitos e diversos programas, políticas, e práticas que podem ser reproduzidos por outras universidades.
Palavras-chave: Inovação. Empreendedorismo. Universidade Empreendedora.
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Abstract: The book Innovation U 2.0 Reinventing University Roles in the Knowledge Economy discusses innovation and entrepreneurship within twelve American universities chosen by experts as the most distinctive in the area. There are case studies of those universities where the elements of their academic cultures are presented, their main leaders, their curriculum and co-curriculum for promotion of entrepreneurship, policies, practices and support for the crossing of borders between universities and the "external" world of the private sector and technology transfer. The objective of the review of this book is to indicate the importance of leadership and organizational culture for the creation and maintenance of policies and programs that support innovation within universities. In addition, some programs are selected and described in order to be perceived how diverse and numerous they are within the universities present in the case studies, and in addition to strengthen the entrepreneurial formation, they also bring results to society through products and services. Some of the research centers and laboratories were also mentioned, because they are linked to the production of innovation and the high level of their entrepreneurship, as well as the policies and presented technology transfer practices. The main conclusions are that leadership is an important factor for universities that want to stand out as producers of innovation and that this review and the reviewed book are found many diverse programs, policies, and practices that can be replicated by other universities.
Keywords: Innovation. Entrepreneurship. Innovative Universities.
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