TRAUMA E FEMINILIDADE NA CLÍNICA COM MULHERES VIVENDO COM HIV/AIDS
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2016.26453Abstract
DOI: 10.12957/polemica.2016.26453
_________
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir trauma e feminilidade no caso clínico de uma mulher vivendo com o HIV. Analisa-se fragmentos de caso de uma paciente inserida em um ciclo de violência, perpetrado pelo próprio marido, que culminou em sua infecção. Levanta-se a hipótese de que seu diagnóstico se configurou como traumático, atualizando o trauma originário, colocando-a frente ao território da feminilidade. Ao entrar em contato com o excesso pulsional característico desse território, sua própria finitude e a quebra de seus ideais, outra possibilidade de ordenação do sexual foi sendo construída. O trabalho clínico em um dispositivo psicanalítico possibilitou a narrativa da experiência traumática, lançando-a em um movimento de ressignificação do feminino.
Palavras-chave: Trauma. Feminilidade. Psicanálise.
__________
Abstract: This paper aims to discuss trauma and femininity in the case of a person living with HIV. We analyze the case of a woman inserted in a cycle of violence perpetrated by her own husband, which culminate in her infection. The hypothesis is the traumatic diagnosis updated the original trauma and the territory of femininity. When in contact with the drive excess, characteristic of that territory, her own finitude and the breakdown of her ideals, another possibility for sexual ordination was possible. Clinical work in a psychoanalytical device enabled the narrative of the traumatic experience, initiating a process of subjective transformation.
Palavras-chave: Trauma. Femininity. Psychoanalysis.Published
How to Cite
Issue
Section
License
Cabem ao autor/autora os direitos autorais dos artigos publicados na Polêm!ca, resguardando-se à revista o direito de primeira publicação. Cientes, revista e autores/as, que todos os artigos são de uso gratuito, para fins educacionais e não-comerciais, permitindo que outros remixem, adaptem e construam sobre o trabalho, desde que citada a fonte, quando da sua utilização integral ou parcial, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Respeitando a licença autoral adotada pela Polêm!ca, estimulamos nossos leitores a promover, refletir e escrever, a partir das nossas publicações, incluindo nas citações o link para o artigo disponível no site da Revista Polêm!ca, sempre que um artigo for citado ou replicado, e observando a grafia correta do nome da revista Polêm!ca.
Todo o conteúdo de terceiros (imagens, trechos, citações, etc.) deverá possuir referências a sua fonte original adicionadas como notas de rodapé ou referências bibliográficas com sua devida identificação.
Artigos submetidos que contiverem citações, tabelas ou imagens extraídas de outras publicações não serão aceitos, caso possuam mais conteúdo de terceiros do que conteúdo original.
Revista Polêm!ca está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.