O CURRÍCULO E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE GÊNERO DE ALUNOS(AS) DE UM INTERNATO AGRÍCOLA
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2016.26451Resumo
DOI: 10.12957/polemica.2016.26450
_________
Resumo: Este trabalho teve como objetivo verificar como o currículo dos cursos do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN) contribuem para a formação da identidade de gênero de seus(as) alunos(as). A abordagem metodológica escolhida foi a pesquisa qualitativa. Os sujeitos que participaram da pesquisa foram 20 alunos(as) dos cursos técnicos de nível médio da referida instituição. O instrumento utilizado para coleta de dados foi a entrevista semiestruturada e os Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) dos cursos técnicos de nível médio. Por questões éticas, os sujeitos que se dispuserem a participar desta investigação tiveram seus nomes verdadeiros mudados por letras e números. Após a realização das entrevistas, estas foram transcritas pelo(as) entrevistadores(as) e em seguida analisadas. A organização da análise, a partir da tabulação das entrevistas, foi disposta em três fases: a pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados. Após a análise, foram elaboradas as inferências e a interpretação. Ao término da pesquisa conclui-se que os projetos pedagógicos não apresentam na sua constituição direcionamentos para a discussão sobre a identidade de gênero dos(as) seus(as) alunos(as). No entanto, na narrativa dos(as) alunos(as) estes(as) relataram que durante as aulas alguns professores(as) já abordaram o tema de forma a diminuir o preconceito ainda existente na instituição, que segundo mais de 50% dos(as) entrevistados(as) já foram vítimas de preconceitos por professores(as), alunos(as) e gestores.
Palavras-chave: Gênero. Currículo. Identidade.
__________
Abstract: This study aimed to verify how the curriculum of the Agricultural College courses Vidal Negreiros (CAVN) contribute to the formation of their students gender identity (as). The chosen methodological approach was qualitative research. The subjects participating in the study were 20 students (the) technical courses average level of the institution. The instrument used for data collection was the semistructured interview and Political Projects Pedagogic (PPP) of mid-level technical courses. For ethical reasons, subjects who agreed to participate in this research have had their real names changed by letters and numbers. After the interviews were transcribed by these (the) interviewers (as) and then analyzed. The organization of the analysis, from the tabulation of interviews, was arranged in three phases: pre-analysis, exploration of the material and the processing of results. After analysis were drawn inferences and interpretation. At the end of the research it is concluded that the educational projects do not have in its constitution directions for the discussion of gender identity of (the) his students (as). However, in the narrative of (the) students (as) these (as) reported that during the lessons of some teachers (the) already addressed the issue in order to reduce the still existing prejudice in the institution, which according to more than 50% of (the) respondents (as) have been victims of prejudice by teachers (the, students (as) and managers.
Keywords: Gender. Curriculum. Identity.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Cabem ao autor/autora os direitos autorais dos artigos publicados na Polêm!ca, resguardando-se à revista o direito de primeira publicação. Cientes, revista e autores/as, que todos os artigos são de uso gratuito, para fins educacionais e não-comerciais, permitindo que outros remixem, adaptem e construam sobre o trabalho, desde que citada a fonte, quando da sua utilização integral ou parcial, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Respeitando a licença autoral adotada pela Polêm!ca, estimulamos nossos leitores a promover, refletir e escrever, a partir das nossas publicações, incluindo nas citações o link para o artigo disponível no site da Revista Polêm!ca, sempre que um artigo for citado ou replicado, e observando a grafia correta do nome da revista Polêm!ca.
Todo o conteúdo de terceiros (imagens, trechos, citações, etc.) deverá possuir referências a sua fonte original adicionadas como notas de rodapé ou referências bibliográficas com sua devida identificação.
Artigos submetidos que contiverem citações, tabelas ou imagens extraídas de outras publicações não serão aceitos, caso possuam mais conteúdo de terceiros do que conteúdo original.
Revista Polêm!ca está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.