O CURRÍCULO E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE GÊNERO DE ALUNOS(AS) DE UM INTERNATO AGRÍCOLA

Autores

  • Ana Cláudia da Silva Rodrigues Pedagoga. Mestrado e Doutorado em Educação. Professora Adjunta III, vinculada ao Departamento de Educação, Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias, Campus III da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). E-mail: claudiacavn@yahoo.com.br.
  • Laise Munique Alves da Silva Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia, do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias, Campus III da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). E-mail: laise_anjosdanoite@hotmail.com.
  • Jonantas Soares Hortins Aluno do Curso Técnico em Agroindústria, Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias, Campus III da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). E-mail: jonatas-fontelles@hotmail.com.
  • Tiago José dos Santos Aluno do Curso Técnico em Agropecuária, Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias, Campus III da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). E-mail: pontes.tiago2016@gmail.com.

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2016.26451

Resumo

DOI: 10.12957/polemica.2016.26450
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Resumo: Este trabalho teve como objetivo verificar como o currículo dos cursos do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN) contribuem para a formação da identidade de gênero de seus(as) alunos(as). A abordagem metodológica escolhida foi a pesquisa qualitativa. Os sujeitos que participaram da pesquisa foram 20 alunos(as) dos cursos técnicos de nível médio da referida instituição. O instrumento utilizado para coleta de dados foi a entrevista semiestruturada e os Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) dos cursos técnicos de nível médio. Por questões éticas, os sujeitos que se dispuserem a participar desta investigação tiveram seus nomes verdadeiros mudados por letras e números. Após a realização das entrevistas, estas foram transcritas pelo(as) entrevistadores(as) e em seguida analisadas. A organização da análise, a partir da tabulação das entrevistas, foi disposta em três fases: a pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados. Após a análise, foram elaboradas as inferências e a interpretação. Ao término da pesquisa conclui-se que os projetos pedagógicos não apresentam na sua constituição direcionamentos para a discussão sobre a identidade de gênero dos(as) seus(as) alunos(as). No entanto, na narrativa dos(as) alunos(as) estes(as) relataram que durante as aulas  alguns professores(as) já abordaram o tema de forma a diminuir o preconceito ainda existente na instituição, que segundo mais de 50% dos(as) entrevistados(as) já foram vítimas de preconceitos por professores(as), alunos(as) e gestores.

Palavras-chave: Gênero. Currículo. Identidade.

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Abstract: This study aimed to verify how the curriculum of the Agricultural College courses Vidal Negreiros (CAVN) contribute to the formation of their students gender identity (as). The chosen methodological approach was qualitative research. The subjects participating in the study were 20 students (the) technical courses average level of the institution. The instrument used for data collection was the semistructured interview and Political Projects Pedagogic (PPP) of mid-level technical courses. For ethical reasons, subjects who agreed to participate in this research have had their real names changed by letters and numbers. After the interviews were transcribed by these (the) interviewers (as) and then analyzed. The organization of the analysis, from the tabulation of interviews, was arranged in three phases: pre-analysis, exploration of the material and the processing of results. After analysis were drawn inferences and interpretation. At the end of the research it is concluded that the educational projects do not have in its constitution directions for the discussion of gender identity of (the) his students (as). However, in the narrative of (the) students (as) these (as) reported that during the lessons of some teachers (the) already addressed the issue in order to reduce the still existing prejudice in the institution, which according to more than 50% of (the) respondents (as) have been victims of prejudice by teachers (the, students (as) and managers.

Keywords: Gender. Curriculum. Identity.

 

Publicado

2016-11-24

Como Citar

da Silva Rodrigues, A. C., Munique Alves da Silva, L., Soares Hortins, J., & José dos Santos, T. (2016). O CURRÍCULO E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE GÊNERO DE ALUNOS(AS) DE UM INTERNATO AGRÍCOLA. POLÊM!CA, 16(4), 060–075. https://doi.org/10.12957/polemica.2016.26451

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS