PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CASIMIRO DE ABREU/RJ: RELATO DE EXPERIÊNCIA LÚDICA COM UTILIZAÇÃO DE UM CÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2016.26449Resumen
DOI: 10.12957/polemica.2016.26449
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Resumo: No trabalho preventivo ao uso de drogas junto à população jovem, a escola ocupa lugar de destaque. Por isso, a escola foi o local escolhido para a realização do presente estudo que se refere a um projeto de prevenção ao uso de drogas. A pesquisa teve como objetivo promover um trabalho lúdico com amplo foco preventivo, educativo e social, almejando reflexões e discussões acerca da temática das drogas. O estudo foi realizado com crianças entre 06 e 14 anos, nas escolas municipais de Casimiro de Abreu-RJ, no período de agosto de 2013 a novembro de 2014. Foram utilizadas estratégias metodológicas lúdicas e dinâmicas, sendo a apresentação finalizada com um cão treinado para detecção de entorpecentes. Os resultados apontam que o cão é um facilitador na atuação preventiva ao uso de drogas. Os pais relataram o entusiasmo dos seus filhos, que contavam em casa detalhadamente a experiência vivenciada com o cão. Concluindo, esta estratégia de promoção de saúde possibilitou que a ação educativa acerca das drogas fosse algo prazeroso e divertido para as crianças. Além da conscientização, verificou-se que elas estendem a discussão para além da escola, levando a temática para suas casas, atuando, assim, como multiplicadores no seu contexto social.
Palavras-chave: Promoção de saúde. Prevenção às drogas. Saúde coletiva. Escola. Psicologia.
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Abstract: In preventive work with drug use by the young population, the school occupies a prominent place. Therefore, the school was chosen to carry out this study referred to a project to prevent drug use. The survey aimed to promote a playful work with broad preventive, educational and social focus, so that we can promote reflections and discussions on the theme of drugs. The study was conducted with children from 06 to 14 years in the public schools in Casimiro de Abreu - RJ, from august 2013 to november 2014. Playful and dynamic methodological strategies were used, being the presentation finished with a dog trained to detect narcotics. The results show that the dog is a facilitator in the preventive measures to drug use. Parents also reported the enthusiasm of their children, who counted at home in detail the experience lived with the dog. In conclusion, this health promotion strategy has enabled educational activities about drugs were something enjoyable and fun for children. In addition to the awareness, it was found that they extend the discussion beyond the school, leading the subject to their homes, acting thus as multipliers in their social context.
Keywords: Health promotion. Drug prevention. Public health. School. Psychology.
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