ENUNCIADO-DANÇADO: APPROACH BAKHTINIANO SOBRE O BALLET CLÁSSICO NA ESCOLA

Autores

  • Jean Carlos Gonçalves Ator/Performer e Diretor de Teatro. Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua na Graduação em Produção Cênica e nos Programas de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Acadêmico e Doutorado (PPGE/UFPR) – e Educação: Teoria e Prática de Ensino – Mestrado Profissional (PPGE:TPEn). Coordenador do grupo de pesquisa EliTe/CNPq/UFPR – Laboratório de estudos em Educação, Linguagem e Teatro. E-mail: jeancarllos@ufpr.br.
  • Thais Castilho Candido Bailarina, coreógrafa e professora de dança. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR). Bacharel e Licenciada em Dança pela Faculdade de Artes do Paraná – UNESPAR, Campus II-Curitiba. Integra o grupo de pesquisa EliTe/CNPq/UFPR – Laboratório de estudos em Educação, Linguagem e Teatro. E-mail: tahcastilho@hotmail.com.

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2016.26448

Resumo

DOI: 10.12957/polemica.2016.26448
_______

Resumo: Esse texto tem como objetivo geral refletir sobre a relação entre ballet clássico e educação, investigando possibilidades de trabalho prático a partir do binômio enunciado-dançado no contexto escolar. A abordagem teórica recorre a autores que discutem a dança na escola e a contribuições dos estudos da linguagem, especialmente os desenvolvidos por Bakhtin e o Círculo. A partir da proposição da noção de enunciado-dançado, o artigo explora aproximações e fronteiras entre ballet clássico e autoria, bem como as reverberações desse diálogo para a esfera educacional.

Palavras-chave: Ballet clássico. Educação. Bakhtin e o Círculo.

_________

Abstract: This text has the general objective to reflect on the relationship between classical ballet and education, investigating practical work possibilities from the binomial enunciation-dancing in the school context. The theoretical approach uses authors who discuss dance in school and the contributions of language studies, especially those developed by Bakhtin and the Circle. Based on the proposal of the concept of enunciation-dancing, the article explores approaches and boundaries between classical ballet and authorship, and the reverberations of this dialogue for the educational sphere.

Keywords: Classical ballet. Education. Bakhtin and the Circle.

Publicado

2016-11-24

Como Citar

Carlos Gonçalves, J., & Castilho Candido, T. (2016). ENUNCIADO-DANÇADO: APPROACH BAKHTINIANO SOBRE O BALLET CLÁSSICO NA ESCOLA. POLÊM!CA, 16(4), 014–027. https://doi.org/10.12957/polemica.2016.26448

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS