CAFETINAGEM ACADÊMICA: ALGUÉM TEM MEDO DE PESQUISAR AS RELAÇÕES ACADÊMICAS?
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2016.25200Resumo
Resumo
DOI: 10.12957/polemica.2016.25200
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Conhecimentos constituem apenas uma parcela dentre as inúmeras construções ocorridas na Academia. As universidades são ótimas para analisar os outros, mas investigam pouco a respeito de si mesmas. Ainda que ocorram diversas produções no cotidiano acadêmico, é raro encontrar pesquisas nas quais o próprio fazer e as relações acadêmicas são analisados criticamente. Que subjetividades são construídas nas relações acadêmicas? Por meio de uma autoetnografia, é utilizado o parecer recebido após a submissão de um projeto de pesquisa a um edital de uma universidade brasileira para problematizar suas implicações no que se relaciona à construção de subjetividades, a fim de responder a seguinte questão: em que medida participamos de diferentes modalidades de cafetinagem acadêmica?
Palavras-chave: Universidade. Relações acadêmicas. Educação Superior. Autoetnografia. Subjetividade.
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Abstract: Knowledge amount to just a small part of the numerous things that are produced in the Academe. Universities are great to analyse others but investigate very little about themselves. Although several things are produced in Academe’s daily routines, it is rare to find research in which academic relations and modus operandi are critically analysed. What subjectivities are produced in academic relations? By means of an autoethnography I use the review I received after submitting a research project to a Brazilian university call in order to problematize this review’s implications in relation to subjectivies’ construction: to what extent do we participate in different types of academic pimping?
Keywords: University. Academic relations. Higher Education. Autoethnography. Subjectivity.
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