QUESTÕES CRUCIAIS DA ADOLESCÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2016.22905Resumo
DOI: 10.12957/polemica.2016.22905
_____________
Este ensaio pretende mostrar alguns impasses da sociedade atual e sua interferência no contexto escolar de adolescentes. Considerando-se a Escola como um espaço onde se fundamentam laços sociais importantes, propomos, tomando como norte o referencial de diferentes campos do saber que se interessam pela articulação entre subjetividade e cultura, refletir sobre uma possível contribuição da Psicanálise ao campo da Educação.
Palavras-chave: Contemporâneo. Comunidade. Adolescente. Sintoma.
_____________
Abstract: This essay aims to show some impasses of today's society and its interference in the school context of adolescents. Considering the school as a place where important social ties are based, we propose, taking as reference the north of different fields of knowledge concerned with the link between subjectivity and culture, reflect on a possible contribution of psychoanalysis to the field of education.
Keywords: Contemporaneity. Community. Adolescent. Symptom.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Cabem ao autor/autora os direitos autorais dos artigos publicados na Polêm!ca, resguardando-se à revista o direito de primeira publicação. Cientes, revista e autores/as, que todos os artigos são de uso gratuito, para fins educacionais e não-comerciais, permitindo que outros remixem, adaptem e construam sobre o trabalho, desde que citada a fonte, quando da sua utilização integral ou parcial, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Respeitando a licença autoral adotada pela Polêm!ca, estimulamos nossos leitores a promover, refletir e escrever, a partir das nossas publicações, incluindo nas citações o link para o artigo disponível no site da Revista Polêm!ca, sempre que um artigo for citado ou replicado, e observando a grafia correta do nome da revista Polêm!ca.
Todo o conteúdo de terceiros (imagens, trechos, citações, etc.) deverá possuir referências a sua fonte original adicionadas como notas de rodapé ou referências bibliográficas com sua devida identificação.
Artigos submetidos que contiverem citações, tabelas ou imagens extraídas de outras publicações não serão aceitos, caso possuam mais conteúdo de terceiros do que conteúdo original.
Revista Polêm!ca está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.