DESAFIANDO NOÇÕES HEGEMÔNICAS SOBRE RESILIÊNCIA E INDISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Alex Sandro Gomes Pessoa
  • Renata Maria Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2016.22902

Resumo

DOI: 10.12957/polemica.2016.22902
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Esse artigo analisa o conceito de resiliência associado a estratégias adotadas por adolescentes que apresentam problemas relacionados à indisciplina escolar, situando a realidade desses grupos nas dinâmicas do funcionamento de um sistema educativo demarcado por condições de precariedade. Para tanto, os padrões normativos de resiliência são problematizados, bem como visões hegemônicas sobre esse conceito que, historicamente, fundamentaram-se em modelos explicativos centrados no indivíduo. No decorrer deste ensaio, são apresentadas provocativas com relação à função social da escola e dos sentidos que essa instituição pode adquirir na vida de adolescentes. Argumenta-se que o modelo de educação precário oferecido a estudantes em situação de vulnerabilidade social pode colaborar na produção da indisciplina na escola. A falta de reciprocidade entre a instituição escolar e os interesses subjetivos de adolescentes indica a necessidade do redirecionamento do problema e das questões a serem investigadas.

Palavras-chave: Resiliência. Indisciplina. Adolescente. Escola.
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Abstract: This paper analyses the concept of resilience associated to strategies adopted by adolescents who presents problems regarding indiscipline at school environment, relating their contexts to the dynamics of schooling system demarcated by precarious conditions. Thereby, the normative patterns of resilience are problematized, as well as the hegemonic points of view of this concept, which have been historically grounded in explicative models focused on the individual characteristics. It also presents a provocative approach regarding the social function of the school and the meanings that this institution may acquire in the adolescents' lives. It is argued that the education model offered to the students exposed to social exclusion can collaborate in the production of indiscipline in the schools. The lack of reciprocity between schools and the subjective interests of adolescents indicate the need to redirect the problem and the issues to be investigated.

Keywords: Resilience. Indiscipline. Adolescence. School.



Biografia do Autor

Alex Sandro Gomes Pessoa

Psicólogo, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente da Faculdade de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). E-mail: alexpessoa2@gmail.com.

Renata Maria Coimbra

Psicóloga, Mestre e Doutora pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Publicado

2016-05-19

Como Citar

Pessoa, A. S. G., & Coimbra, R. M. (2016). DESAFIANDO NOÇÕES HEGEMÔNICAS SOBRE RESILIÊNCIA E INDISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR. POLÊM!CA, 16(2), 059–070. https://doi.org/10.12957/polemica.2016.22902

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS