O PERFIL EMPREENDEDOR DO ESTUDANTE DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UEPB

Autores

  • Allan Carlos Alves
  • Letícia Maria Belarmino Gonçalo
  • Vânia Vilma Teixeira Nunes
  • Lucia Silva Albuquerque

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2016.22843

Resumo

DOI: 10.12957/polemica.2016.22843
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Observa-se que o empreendedorismo tem tido uma importância cada vez mais crescente no mundo, em virtude das inúmeras mudanças que vêm ocorrendo, principalmente nas relações de trabalho. Vários países têm realizado ações no sentido de incluir o ensino de empreendedorismo em suas estruturas curriculares da educação. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi identificar o perfil e a intenção empreendedora de alunos de ciências contábeis da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I.  Para tanto, realizou-se um survey, no qual foram entrevistados 301 alunos em diferentes turnos de aula, por meio da utilização da escala de medição do perfil empreendedor validada por Schmidt e Bohnenberger (2009). Utilizou-se de uma escala em formato Likert composta de 22 itens. Para análise dos dados, utilizou-se técnicas estatísticas destacando a análise fatorial exploratória com o método de extração dos componentes principais e rotação ortogonal varimax, coeficiente de confiabilidade Alfa de Cronbach. Os resultados evidenciaram que os estudantes que participaram de atividades educacionais de formação em Empreendedorismo apresentaram alterações significativas no perfil empreendedor. As principais contribuições mostram crescimento nas dimensões Autorrealização, Planejador, Inovador e Assume riscos no perfil estudado.

Palavras-chave: Educação empreendedora. Empreendedorismo. Perfil empreendedor.

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Abstract: It is observed that entrepreneurship has had an ever increasing importance in the world, because of the numerous changes taking place, particularly in labor relations. Several countries have carried out actions to include entrepreneurship education in their curriculum structures of education. In this sense, the objective of this study was to identify the profile and entrepreneurial intentions of students in accounting sciences at the State University of Paraíba (UEPB), Campus I. To this end, we carried out a survey in which they interviewed 301 students in different shifts class. Through the use of entrepreneurial measuring scale validated by Schmidt and Bohnenberger (2009). It used a Likert scale format consists of 22 items. For data analysis, we used statistical techniques highlighting the exploratory factor analysis with the extraction method of the main components and varimax orthogonal rotation, alpha reliability coefficient of Cronbach. The results showed that students who participated in Entrepreneurship educational training activities showed significant changes in their entrepreneurial profiles. The main contributions showed growth in the Self-realization, Planner, Innovative and Risks Assumed dimensions.

Keywords: Entrepreneurial Education. Entrepreneurship. Entrepreneur profile.

 

Biografia do Autor

Allan Carlos Alves

Doutorando em Ciências da Administração pela Universidade do Minho em Portugal. Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB (2007). Professor da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. E-mail: allan@ccsa.uepb.edu.br.

Letícia Maria Belarmino Gonçalo

Graduada em Ciências Contábeis pela UEPB (2015).

Vânia Vilma Teixeira Nunes

Mestre pelo Programa de Mestrado da FECAP – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (2015). Possui graduação em Ciências Contábeis pela UEPB (1998). Professora da UEPB.

Lucia Silva Albuquerque

Mestrado em Programa de Pós-graduação Multi-institucional e Inter-Regional pela UFPB (2007).  Possui graduação em Ciências Contábeis pela UEPB (1998). Professora da UEPB.

Publicado

2016-05-19

Como Citar

Alves, A. C., Gonçalo, L. M. B., Nunes, V. V. T., & Albuquerque, L. S. (2016). O PERFIL EMPREENDEDOR DO ESTUDANTE DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UEPB. POLÊM!CA, 16(2), 017–039. https://doi.org/10.12957/polemica.2016.22843

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS