O PERFIL EMPREENDEDOR DO ESTUDANTE DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UEPB
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2016.22843Resumo
DOI: 10.12957/polemica.2016.22843
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Observa-se que o empreendedorismo tem tido uma importância cada vez mais crescente no mundo, em virtude das inúmeras mudanças que vêm ocorrendo, principalmente nas relações de trabalho. Vários países têm realizado ações no sentido de incluir o ensino de empreendedorismo em suas estruturas curriculares da educação. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi identificar o perfil e a intenção empreendedora de alunos de ciências contábeis da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I. Para tanto, realizou-se um survey, no qual foram entrevistados 301 alunos em diferentes turnos de aula, por meio da utilização da escala de medição do perfil empreendedor validada por Schmidt e Bohnenberger (2009). Utilizou-se de uma escala em formato Likert composta de 22 itens. Para análise dos dados, utilizou-se técnicas estatísticas destacando a análise fatorial exploratória com o método de extração dos componentes principais e rotação ortogonal varimax, coeficiente de confiabilidade Alfa de Cronbach. Os resultados evidenciaram que os estudantes que participaram de atividades educacionais de formação em Empreendedorismo apresentaram alterações significativas no perfil empreendedor. As principais contribuições mostram crescimento nas dimensões Autorrealização, Planejador, Inovador e Assume riscos no perfil estudado.
Palavras-chave: Educação empreendedora. Empreendedorismo. Perfil empreendedor.
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Abstract: It is observed that entrepreneurship has had an ever increasing importance in the world, because of the numerous changes taking place, particularly in labor relations. Several countries have carried out actions to include entrepreneurship education in their curriculum structures of education. In this sense, the objective of this study was to identify the profile and entrepreneurial intentions of students in accounting sciences at the State University of Paraíba (UEPB), Campus I. To this end, we carried out a survey in which they interviewed 301 students in different shifts class. Through the use of entrepreneurial measuring scale validated by Schmidt and Bohnenberger (2009). It used a Likert scale format consists of 22 items. For data analysis, we used statistical techniques highlighting the exploratory factor analysis with the extraction method of the main components and varimax orthogonal rotation, alpha reliability coefficient of Cronbach. The results showed that students who participated in Entrepreneurship educational training activities showed significant changes in their entrepreneurial profiles. The main contributions showed growth in the Self-realization, Planner, Innovative and Risks Assumed dimensions.
Keywords: Entrepreneurial Education. Entrepreneurship. Entrepreneur profile.
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