PSICOLOGIA NÃO SE ESCREVE COM S: UM RESGATE À CIÊNCIA PSICOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2016.22842Abstract
DOI: 10.12957/polemica.2016.22842
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Este artigo é um estudo conceitual, de natureza qualitativa, que pretende narrar e descrever as definições de Psicologia em face de alguns de seus aspectos teóricos e operacionais. Partindo do cenário atual onde existem considerações díspares tanto sobre o conceito de ciência psicológica, como à definição do comportamento humano, trilha-se quatro caminhos diferentes visando à solução desta condição: a academia, a bibliografia, o mercado e a Neuropsicologia. Em seguida, a Neuropsicologia é apresentada como forma para resolver esta situação polissêmica. Finalmente, faz-se a defesa de que o critério que deva ser utilizado para considerar se determinada área do conhecimento, ou se uma disciplina, é integrante da ciência psicológica recai sobre seu estatuto de evidências e não sobre seu apelo retórico ou imagético. Acredita-se que este trabalho sirva para fomentar não só o pensamento crítico, mas também a ação efetiva sobre uma Psicologia que se escorou demais visando problematizar tanto sua atividade, como as congêneres, mas se esqueceu de resolver seus impasses fundamentais.
Palavras-chave: Psicologia. Ciência. Formação profissional.
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Abstract: This conceptual study aims to narrate and describe the definitions of psychology facing theoretical and operational aspects. Based on the current scenario where there are disparate considerations on the concept of psychological science and the definition of human behavior, this paper will address to solve this condition regarding four different ways: academia, literature, free market and Neuropsychology. Then, Neuropsychology is presented as a way to resolve this ambiguous situation. Finally, this study claims that the criterion that should be used to evaluate if a particular area of knowledge, or a discipline, is part of psychological science lies in evidences, but never in rhetorical or imagery appeal. This work fosters not only the critical thinking, but also effective actions on the psychology.
Keywords: Psychology. Science. Professional qualification.
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