UTOPIAS E A PARCIALIDADE DA IMAGEM

Autores

  • Flademir R. Williges
  • Edson Luiz André de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2016.21340

Resumo

DOI: 10.12957/polemica.2016.21340
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Este ensaio busca desenvolver qual seria a gramática mínima do pensamento utópico, apontando principalmente sua dimensão critica ao que instituímos por progresso. Desenvolvemos também uma série de pressupostos conceituais em torno do conceito de utopia que nos permitirá entender a atualidade desta discussão para as questões de nosso tempo.

Palavras- chave: Utopia. Imagem. Repetição.

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Abstract: This essay seeks to develop what would be the minimum grammar of utopian thinking, especially pointing his criticism for the progress. We have also developed a number of conceptual assumptions around the concept of utopia that will allow us to understand the relevance of this discussion to the issues of our time.

Keywords: Utopia. Image. Repetition.

Biografia do Autor

Flademir R. Williges

Professor de Filosofia do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul.

Edson Luiz André de Sousa

Psicanalista. Professor titular do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do PPG Psicanálise: Clinica e Cultura – UFRGS e PPG Psicologia Social – UFRGS. Pesquisador do CNPQ

Publicado

2016-02-03

Como Citar

R. Williges, F., & André de Sousa, E. L. (2016). UTOPIAS E A PARCIALIDADE DA IMAGEM. POLÊM!CA, 16(1), 014–021. https://doi.org/10.12957/polemica.2016.21340

Edição

Seção

LIPIS - Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social