O MODO DE SER-NO-MUNDO VIRTUAL: O DASEIN E O FACEBOOK
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2016.21338Resumo
DOI: 10.12957/polemica.2016.21338
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O presente trabalho traz consigo uma proposta para que se pense o modo de ser atual do homem, trabalhando a partir da perspectiva de Martin Heidegger. É explicitado a forma como o filósofo descreve o modo de ser do homem sendo abertura e como ser-no-mundo. Em seguida, é feita uma análise desse mundo como um horizonte de sentido, histórico-temporal, que é o mundo atual. Desta forma, pretende-se mostrar como é a maneira de ser do Dasein, que é a nomenclatura que o autor utiliza para que se possa compreender o homem sem nenhuma característica já sedimentada no mundo contemporâneo e, em especial, na rede social no Facebook. O Facebook aparece como uma metáfora do mundo atual, uma parte do mundo, que só ilustra o que já se está vivendo fora dele. A rede social é, portanto, uma versão virtual do mundo, cabendo aqui ser pensado como se é dentro dela, a fim de que se compreendam principalmente as relações do Dasein em tal rede, assim como a espetacularização da existência e o predomínio da linguagem e do olhar impessoal para os fenômenos que ali se apresentam. A pesquisa mostrou que o modo de ser no Facebook corrobora para a manutenção do Dasein dentro do seu ser cotidiano e impessoal, o qual o autor chama de decadência.
Palavras-chave: Martin Heidegger. Dasein. Sociedade contemporânea. Facebook. Ser-no-mundo. Rede social.
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Abstract: This work is proposed as a way to think our present being, working from the perspective of Martin Heidegger. It is made explicit the way the philosopher describes the way of being of men as an opening and as Dasein (Being There). We then proceed to do an analysis of this world as an horizon of meaning, in history and time, which is the present world. In this way, the world of the Dasein, which is the concept that the author uses as a mean to understand the men with no characteristics whatsoever, on the contemporary world and specially on the social platform Facebook. The social network appears as a metaphor of the present world. As a part of the world that only illustrates what we already live outside of it. The social network is, therefore, a virtual reality of the world, and should be thought of in ways of being inside of it, to understand the way the being relates on this network, also as the spectacularization of the existence, the preponderance of language and the impersonal look of the phenomena that there occurs.
Keywords: Martin Heidegger. Dasein. Contemporary society. Facebook. Being there. Social network
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