ARTE, CLÍNICA E TRANSDISCIPLINARIDADE
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2015.19362Resumo
DOI: 10.12957/polemica.2015.19362
______________________________
Este artigo explora áreas de interface entre arte e clínica no sentido de possibilitar uma ampliação no campo dos estudos da subjetividade. A partir de uma perspectiva transdisciplinar entre literatura, dança e filosofia, busca problematizar a prática clínica enquanto um exercício experimental que se dá na superfície e não na interioridade e que não pretende chegar a verdades universais. Seriam esforços da clínica, da poesia e da dança reativar a força vital das pequenas percepções no cerne da linguagem e dos corpos, religando as palavras ao mundo da experiência sensível, tornando o dizer uma forma dinâmica de vitalidade.
Palavras-chave: arte; psicologia clínica; transdisciplinaridade; poesia; dança.
ART, CLINICAL PRACTICE AND TRANSDISCIPLINARITY
Abstract: This article explores areas of interface between art and clinical practice in order to allow an enlargement in the field of the studies of subjectivity. Departing from a transdisciplinary perspective as an experimental exercise directed to surface and not to interiority, the goal is not to reach any universal truth. Some efforts in the field of clinical psychology, poetry and dance reactivate the vital force present in small perceptions in language and in the body, reconnecting words to the world of sensible experience, turning speech into a form of dynamic vitality.
Keywords: Art; Clinical Psychology; Transdisciplinarity; Poetry; Dance
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Cabem ao autor/autora os direitos autorais dos artigos publicados na Polêm!ca, resguardando-se à revista o direito de primeira publicação. Cientes, revista e autores/as, que todos os artigos são de uso gratuito, para fins educacionais e não-comerciais, permitindo que outros remixem, adaptem e construam sobre o trabalho, desde que citada a fonte, quando da sua utilização integral ou parcial, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Respeitando a licença autoral adotada pela Polêm!ca, estimulamos nossos leitores a promover, refletir e escrever, a partir das nossas publicações, incluindo nas citações o link para o artigo disponível no site da Revista Polêm!ca, sempre que um artigo for citado ou replicado, e observando a grafia correta do nome da revista Polêm!ca.
Todo o conteúdo de terceiros (imagens, trechos, citações, etc.) deverá possuir referências a sua fonte original adicionadas como notas de rodapé ou referências bibliográficas com sua devida identificação.
Artigos submetidos que contiverem citações, tabelas ou imagens extraídas de outras publicações não serão aceitos, caso possuam mais conteúdo de terceiros do que conteúdo original.
Revista Polêm!ca está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.