VISIBILIDADE, PRODUTIVISMO, MERCANTILIZAÇÃO E A MORTE DO PENSAMENTO: A UNIVERSIDADE SITIADA
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2015.19357Resumo
DOI: 10.12957/polemica.2015.19357
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A lógica de gestão empresarial chega às universidades enfrentando escassas resistências. O espaço historicamente relacionado ao pensar crítico e à construção de reflexões e saberes é ocupado pelo produtivismo e pela mercantilização. A ênfase da avaliação da produção científica recai sobre a dimensão quantitativa, deixando à sombra critérios valorizados outrora. Buscando uma visibilidade performática, os pesquisadores e as instituições têm sido ranqueadas e colocadas na posição de produto de consumo. Discursos são gerados a respeito das formas de produzir pesquisa, conhecimento e reflexão na academia contemporânea. Discursos que alicerçam práticas que transformam o espaço do pensar crítico em lugar de reprodutibilidade esvaziada de algum sentido que não seja o de mercado.
Palavras-chave: Universidade. Mercantilização. Plataforma lattes.
VISIBILITY, PRODUCTIVISM, MERCANTILIZATION AND THE DEATH OF THOUGHT: THE BESIEGED UNIVERSITY
Abstract: The business management logic comes to universities facing scant resistance. The space historically related to critical thinking and the construction of reflexions and knowledges has being occupied by the productivism and the marketization. The emphasis of the evaluation of scientific production lies on the quantitative dimension, obscuring criteria in former times valued. Seeking a performative visibility, researchers and institutions have been ordered in a ranking and placed in a consumer product position. Discourses are generated in concern to the manners of producing researches, knowledge and reflexions in contemporary academy. Discourses that substantiates practices that transform the place of critical thinking into a space of reproductivity emptied of meaning other than the merchant one.
Keywords: University. Mercantilization. Lattes platform.
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