PROFESSORES EM FORMAÇÃO NO PARFOR: A TEMÁTICA DA HOMOSSEXUALIDADE NA EFETIVAÇÃO DA POLÍTICA LGBTT NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Claudionor Renato da Silva
  • Anthéia Augusta Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2015.19353

Resumo

DOI: 10.12957/polemica.2015.19353
___________________________________

Refletimos neste artigo sobre a formação de professores e a temática LGBTT em um curso de Pedagogia, dentro do PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores) na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Arraias (CUA). A temática LGBTT foi apresentada a estes professores sob o aporte da Política LGBTT iniciada pelo Programa Brasil sem Homofobia de 2004. Propor uma reflexão sobre a homofobia escolar não deixa de ser um desafio, pois as instituições, sobretudo religiosas, impedem que os professores em formação se posicionem e interpretem esta realidade na escola de forma cidadã, consciente e científica. A partir de um questionário semiaberto chegam-se a algumas considerações, encaminhamentos, dentre as quais a principal é a necessidade de uma formação e ação junto às unidades escolares na temática da orientação sexual e identidade de gênero, destacando o enfrentamento à homofobia escolar e a necessidade urgente de conhecimentos científicos e pesquisas de Iniciação Científica e Iniciação à Docência sobre o tema, na grande área da Educação Sexual, por entendermos que estes profissionais já estão na sala de aula, nos espaços da escola e em formação universitária.

Palavras-chave: PARFOR. Homossexualidade. Políticas LGBTT.

 

 

TEACHER TRAINING IN PARFOR: THE THEME OF HOMOSEXUALITY AND THE LGBTT POLICY EFFECTIVE IN EDUCATION

Abstract: Reflected in this article on teacher training and the LGBTT theme in course of Education, within the PARFOR (National Plan for Teacher Training) at the Federal University of Tocantins ( UFT ) , Campus Arraias ( CUA ). The LGBTT theme was presented to these teachers in the contribution of LGBTT policy initiated by the Program Brazil without Homophobia 2004. A reflection on school homophobia is nonetheless a challenge because the institutions , especially religious , prevent student teachers take a stand and interpret this reality in school citizen conscious and Science. From a semi- open questionnaire to come to some considerations , referrals , among which the main one is the need for training and action with the school units on the subject of sexual orientation and gender identity, highlighting , confronting homophobia school and the urgent need for scientific knowledge and research Scientific Initiation and Introduction to Teaching on the subject in the area of sexual education , because we believe that these professionals are already in the classroom , in the school spaces and training in the university .

Keywords: PARFOR. Homosexuality. LGBTT policies.

Biografia do Autor

Claudionor Renato da Silva

Doutorando em Educação Escolar (UNESP/FCLar). Mestre em Educação (UFSCar). Especialista em Gestão Educacional (UNISEB/COC). Pedagogo (UNIARA/Araraquara/SP). Docente e Pesquisador na Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Arraias (UFT/CUA). Líder do GEPGSEX/UFT/CUA (Grupo de Estudos e Pesquisas Gênero, Sexualidade e Educação). Atua no curso de Pedagogia nas disciplinas de Educação Infantil. E-mail: crenato@uft.edu.br.

Anthéia Augusta Ferreira

Graduanda do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Arraias (UFT/CUA). Integrante do GEPGSEX/UFT/CUA (Grupo de Estudos e Pesquisas Gênero, Sexualidade e Educação). Iniciação Científica na temática da homossexualidade na educação. Bolsista PIBID.

Publicado

2015-10-28

Como Citar

Renato da Silva, C., & Augusta Ferreira, A. (2015). PROFESSORES EM FORMAÇÃO NO PARFOR: A TEMÁTICA DA HOMOSSEXUALIDADE NA EFETIVAÇÃO DA POLÍTICA LGBTT NA EDUCAÇÃO. POLÊM!CA, 15(3), 048–067. https://doi.org/10.12957/polemica.2015.19353

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS