ARTE EM ESPAÇOS NÃO CONVENCIONAIS: GRAFITE COMO FORÇA MOTRIZ DA APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO URBANO
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2015.19352Resumo
DOI: 10.12957/polemica.2015.19352
___________________________________
Este artigo tem por objetivo explorar as possibilidades de apropriação do espaço público pela população urbana a partir da presença do grafite. Inicialmente é feita uma conceituação do grafite, distinguindo-o dos demais signos gráficos e textuais presentes em suportes urbanos. Em seguida, são apresentados significados sociais, políticos e econômicos desta arte, explicitando a dinâmica que se instaura entre a arte não sancionada e a ordem vigente de ocupação do espaço público. Por fim, são abordadas as possibilidades do grafite enquanto agente promotor de apropriação do espaço público pela população das cidades, a partir da interação entre a técnica e o suporte físico desta arte com as possibilidades críticas e interpretativas do espectador-participante.
Palavras-chave: Grafite. Arte de rua. Apropriação. Espaço público.
ART IN UNCONVENTIONAL SPACES: GRAFFITI AS A DRIVING FORCE OF THE APPROPRIATION OF URBAN PUBLIC SPACE
Abstract: The purpose of this article is to explore the possibilities of appropriation of public space by city dwellers through graffiti art. Initially this art form is conceptualized in order to distinguish it from other graphic signs and texts present in urban structures. Subsequently, its social, political and economic meanings are introduced, indicating the dynamics established between unsanctioned art forms and the prevailing occupation of public space. Finally, the possibilities of graffiti art as a driving force in the appropriation of urban public spaces by its inhabitants are explored, taking into consideration the interaction between the technique and physical media of this art form and the critical and interpretative possibilities of the viewer-participant.
Keywords: Graffiti art. Street art. Appropriation. Public space.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Cabem ao autor/autora os direitos autorais dos artigos publicados na Polêm!ca, resguardando-se à revista o direito de primeira publicação. Cientes, revista e autores/as, que todos os artigos são de uso gratuito, para fins educacionais e não-comerciais, permitindo que outros remixem, adaptem e construam sobre o trabalho, desde que citada a fonte, quando da sua utilização integral ou parcial, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Respeitando a licença autoral adotada pela Polêm!ca, estimulamos nossos leitores a promover, refletir e escrever, a partir das nossas publicações, incluindo nas citações o link para o artigo disponível no site da Revista Polêm!ca, sempre que um artigo for citado ou replicado, e observando a grafia correta do nome da revista Polêm!ca.
Todo o conteúdo de terceiros (imagens, trechos, citações, etc.) deverá possuir referências a sua fonte original adicionadas como notas de rodapé ou referências bibliográficas com sua devida identificação.
Artigos submetidos que contiverem citações, tabelas ou imagens extraídas de outras publicações não serão aceitos, caso possuam mais conteúdo de terceiros do que conteúdo original.
Revista Polêm!ca está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.